Bombeiros removem aliança que ficou presa em dedo de homem na Capital

29 de maio de 2020 - 16:04 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atendeu a um chamado, na noite dessa quinta-feira (28), para ajudar um homem de 51 anos que estava com uma aliança presa no dedo após ter uma forte reação alérgica. O caso aconteceu por volta das 23 horas, no bairro Meireles, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS) de Fortaleza. Uma guarnição de Busca e Salvamento 1 da 1ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (1ª Cia/BBS) foi até o local.

Quando a equipe chegou à residência da vítima, observou que o dedo do homem estava inchado e que a aliança estava obstruindo a circulação sanguínea no dedo anelar. O inchado, como explicou a vítima, foi causado por uma forte reação alérgica. Após avaliar toda a situação, os bombeiros decidiram utilizar a técnica de corte, de modo a liberar a circulação e o dedo preso.

Com o auxílio de uma minirretifica, a guarnição de bombeiros militares composta pelo tenente Danillo Cidreira, subtenente Melo, subtenente Márcio e soldado Henrique realizaram a remoção da aliança, com cuidado, e orientaram o homem a tratar a área para diminuir o inchaço do dedo. Todas as guarnições de Resgate e de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros dispõem desse equipamento.

O caso, segundo o comandante da 1ªCia/BBS, major Daniel Landim, é mais comum do que se imagina. “Situações como essa são corriqueiramente atendidas nos próprios quartéis do Corpo de Bombeiros. Muitas pessoas se encaminham diretamente às unidades da Corporação em busca de auxílio em casos semelhantes. No entanto, recomendamos que, primeiramente, quando possível, a vítima deverá deslocar-se a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para avaliação clínica. Somente após essa avaliação os bombeiros militares deverão atuar”, ressaltou o oficial.