Cotam da PMCE captura suspeitos e apreende armas em ações contra grupos criminosos

28 de maio de 2020 - 11:40 # # # # #

Duas ações de combate às organizações criminosas em Fortaleza e na Região Metropolitana culminaram nas apreensões de três armas de fogo, drogas e dinheiro. Os trabalhos foram realizados por equipes do Comando Tático Motorizado (Cotam) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) nessas quinta (27) e quarta-feira (26). Cinco suspeitos foram capturados em flagrante.

O primeiro caso foi registrado na quarta-feira, na cidade de Maranguape, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Ceará. Os policiais especializados receberam a informação que membros de um grupo criminoso estariam guardando armas de fogo em um terreno na localidade conhecida por Novo Parque Iracema. Ao chegarem ao local, os policiais especializados visualizaram a presença de dois homens em atitude suspeita, em um terreno. Ambos tentaram fugir ao perceberem a chegada da PMCE.

Em um cerco rápido, a dupla foi presa. Antônio Hércules Sousa da Costa (22) e Devid Costa Alcantara (26) foram questionados sobre a localização de materiais ilícitos e os dois informaram o ponto onde o armamento estava. Enterrada no mesmo terreno onde a dupla foi localizada, o Cotam encontrou uma bolsa contendo dois revólveres calibre 38, 18 munições, 30 pedras de crack e uma balança de precisão.

Em outro ponto do mesmo local, os policiais encontraram mais 20 pedras de crack e outra balança de precisão. Com as prisões, os policiais militares diligenciaram até a casa de um terceiro envolvido, um adolescente de 17 anos. O suspeito, que já possui duas passagens pela Polícia por roubo, posse ilegal de arma de fogo e posse de entorpecentes, foi localizado no bairro Guabiraba, também em Maranguape.

Assim como a dupla presa, o menor também tentou fugir da ação policial, mas foi contido. Com ele, foi encontrada uma espingarda artesanal calibre 12, com quatro cartuchos. O trio foi levado à Delegacia Metropolitana de Maracanaú, onde foi autuado por posse ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e por integrar organização criminosa.

Ação em Fortaleza

Já nessa quinta-feira, os policiais do Cotam foram até uma residência no bairro São João do Tauape (AIS 10) de Fortaleza, apontada como ponto de venda de drogas. No imóvel, a PMCE localizou dois homens identificados por Jonathan Ferreira Rodrigues (19) – quando adolescente respondeu a oito atos infracionais, sendo um por homicídio, um por roubo, dois por receptação e quatro por dano; e Everton Ribeiro Lima (21) – com duas passagens por tráfico de drogas.

Com os homens foram encontrados 1,2 quilo de maconha divido em tabletes e em diversas trouxinhas; 24 munições de calibre 38, 16 munições de calibre 9mm, sete munições calibre 380, duas unidades de calibre .40 e um carregador de pistola. Dinheiro e outros objetos também foram apreendidos e levados ao 2° Distrito Policial (DP), onde os dois foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e por posse de munições e carregador de arma de fogo.