Live dos Bombeiros também tem espaço para dicas de prevenção ao novo coronavírus

26 de maio de 2020 - 16:09 # # # # # # # #

No ar desde o final do mês de abril, as lives do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) do projeto “Em Casa com a Melhor Idade” também tem espaço para dicas de prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19). Sempre às segundas e quintas, no canal oficial do CBMCE no YouTube e na TV aberta, as aulas com exercícios físicos realizadas por bombeiros militares mesclam passos de danças e reforço nos cuidados de higienização em tempos de pandemia da Covid-19.

Lavar as mãos com água e sabão ou fazer uso do álcool em gel, usar máscara facial quando for necessário sair de casa, manter o distanciamento entre pessoas de pelo menos 2 metros e ficar em casa são algumas orientações dadas pelos bombeiros do Ceará no intervalo entre uma música e outra. A aula dessa segunda-feira (25) foi conduzida pelo 1º sargento Rui Souza. A ação do Programa Saúde Bombeiros e Sociedade (PSBS), coordenada pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), é pioneira entre os Corpos de Bombeiros do Brasil e tem público médio de 3 mil espectadores.

“O PSBS trabalha também a questão social, onde se faz necessário a necessidade de interação. A live proporciona esta interação aliada à atividade física, em prol da melhora na saúde para a melhor idade”, destacou o sargento Rui, que ingressou na corporação em 1995 e participa do projeto desde sua criação, em 2003, ou seja, com 17 anos. Ele tem formação superior em Educação Física, especialização em Educação Física Escolar e é aluno do mestrado em Ciência do Desporto. O sargento Rui dá aulas no Núcleo do RioMar Kennedy e Núcleo do Lago Jacarey.

“Antes de toda transmissão, nós paramos um pouco para falar sobre a situação aqui no Ceará e mostrar os cuidados preventivos”, comenta o relações públicas do Corpo de Bombeiros, o major Giuliano Rocha, que divide a tarefa de apresentador e interage com os usuários do Instagram e do YouTube durante as aulas.

Projeto pioneiro

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio do Programa Saúde Bombeiros e Sociedade (PSBS), segue com as transmissões ao vivo de exercícios de dança e alongamentos do projeto “Em Casa com a Melhor Idade”. Sempre nas tardes de segunda e quinta, as aulas são transmitidas pelo canal oficial da corporação no YouTube e pela emissora TVC, às 16h30min. A TVC reprisa as aulas às terças e quartas, no mesmo horário.

As aulas on-line tiveram início no dia 29 de abril com transmissão apenas pela internet, depois, com o sucesso, pessoas de todas as idades também passaram a acompanhar os passos de danças dos instrutores pela TV Ceará. A atividade começou sendo conduzida pelo subtenente Aleixo e o sargento Rui. As lives seguintes tiveram as participações do tenente Alencar, do subtenente Alcântara, do cabo Diego, do cabo Emilio, do tenente Alairton, do sargento Florêncio e por último o capitão Jorge. A diversidade de instrutores vem sendo um diferencial do projeto.

Histórico

O PSBS já é conhecido no Estado desde 2003 quando a corporação começou a organizar atividades físicas como danças e alongamentos físicos em espaços públicos do Ceará. Durante as medidas protetivas de isolamento social contra a Covid-19, o programa precisou se adaptar. Apesar da melhor idade ser o público-alvo, os espectadores pertencem a todas as faixas etárias.

Exercícios devem ser feitos com cuidado

Antes de participar das videoaulas, o tenente-coronel Cláudio Barreto salienta que algumas medidas devem ser tomadas para evitar lesões. “É preciso seguir as recomendações dos instrutores em vídeo, ir somente até o seu limite”, reforça o coordenador geral do PSBS.

Pessoas com mobilidade reduzida devem tomar cuidados especiais. Vassouras e cadeiras podem ser usadas como apoio durante as atividades. A vestimenta é outro fator que evita luxações. “É sempre bom estar com roupas leves que permitam movimento. Nada de calça jeans ou shorts apertados. O melhor é fazer a atividade em um espaço amplo e que não seja escorregadio. Mesmo que a duração do exercício seja rápida. Hidratação é importante”, recomenda o coordenador geral.

Serviço

Live Bombeiros “Em Casa com a Melhor Idade”
Data/Horário: Segunda e quinta, a partir das 16h30min, na internet e na TVC.
Reprise pela emissora TVC: Terça e quarta, a partir das 16h30min.