Suspeitos são capturados pela PMCE em Caucaia após comemoração promovida por grupo criminoso

22 de maio de 2020 - 16:37 # # # #

Dois suspeitos presos já possuíam antecedentes criminais por tentarem contra a vida de uma composição policial em 2018

Após informações que estaria ocorrendo uma festa promovida por uma organização criminosa, na cidade de Caucaia, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) efetuou a captura de um grupo na tarde dessa quinta-feira (21). Ainda conforme a denúncia, os suspeitos estariam efetuando disparos de arma de fogo em via pública, na localidade de Madureira, no bairro Guajiru, pertencente ao município da Região Metropolitana de Fortaleza (Área Integrada de Segurança 11).

Chegando ao endereço informado, os policiais militares do Policiamento Ostensivo Geral (POG) visualizaram uma movimentação em uma das ruas do bairro, com homens ingerindo bebida alcoólica e sem a utilização de qualquer proteção individual. Na abordagem, o grupo resistiu e um deles, identificado por Francisco Erivelton Macieira Alves (26) chegou a morder a mão de um dos policiais. O suspeito já possuía antecedentes criminais por tentativa de homicídio contra agente de segurança, associação criminosa, corrupção de menor, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

Com o apoio da Força Tática da PMCE, as equipes renderam o grupo. Além de Francisco Erivelton, também foram presos Edson Lira Barbosa (21) – com antecedentes também por tentativa de homicídio contra agente de segurança pública; por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, associação criminosa e corrupção de menor; e Mauro César Luis de Oliveira Gomes (26) – com passagens por tentativa de homicídio, por integrar organização criminosa, por porte ilegal de arma de fogo e por crime ambiental. Estes dois últimos, ambos utilizavam tornozeleira eletrônica.

Segundo as informações colhidas pela Polícia, ao verificar a identificação de Francisco Erivelton e Edson Lira foi constatado que os dois participaram da mesma ocorrência em 2018, na cidade de Caucaia, onde reagiram a uma ação policial e efetuaram disparos de arma de fogo contra a composição. Ambos foram presos e armas de fogo e drogas foram apreendidas durante o fato. Os outros conduzidos não possuíam antecedentes, sendo eles, Darlan da Silva de Freitas (19) e Paulo Henrique Moura de Assis (28).

Próximo ao local onde o grupo estava, havia um imóvel abandonado, onde os policiais militares realizaram uma busca. Lá, foram encontradas duas espingardas calibre 12 de fabricação caseira. Apesar da estrutura aparentemente inofensiva, as duas armas possuem efeito letal. A pressão feita pelo cano de trás, sobre o mesmo material da frente, é possível deflagrar a munição. Ainda no local, foram encontradas quatro munições de calibre 12 e uma balança de precisão. Na casa de um dos suspeitos foram apreendidas ainda duas placas oriundas de um veículo roubado no ano de 2019.

O grupo foi encaminhado à Delegacia Metropolitana de Caucaia, onde foram autuados por crimes como resistência e por infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Erivelton Macieira foi autuado também por lesão corporal dolosa contra um policial militar. As investigações agora ocorrem no intuito de identificar se os suspeitos eram proprietários das armas localizadas no terreno e se havia outras pessoas portando objetos ilícitos durante a comemoração.