Operação da PCCE resulta no cumprimento de mandados e nas apreensões de armas de fogo

19 de maio de 2020 - 16:52 # # # # # #

Uma operação montada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), resultou nas prisões de três suspeitos de envolvimento na morte de um jovem de 17 anos, crime ocorrido em novembro de 2019. A ofensiva ocorreu no bairro Conjunto Palmeiras – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) – logo nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (19). Os policiais civis especializados cumpriram mandados de prisão temporária e apreenderam três armas de fogo.

Após iniciar as investigações e colher indícios sobre o envolvimento dos suspeitos, a 3ª delegacia do DHPP representou pelos mandados de prisão contra os investigados. Com o deferimento do Poder Judiciário, os policiais civis seguiram até o bairro que pertence à AIS 3, com o objetivo de capturar o grupo criminoso. Dois deles foram capturados, sendo estes identificados por Francisco Wagner Castro Alves (21), conhecido por “Peixinho”; e Hailton de Lima Oliveira (26), o “Biscoito”. Ambos já possuem antecedentes criminais.

“Peixinho” já responde por tráfico de drogas, associação para o tráfico e por integrar organização criminosa. “Biscoito” já responde por roubo, corrupção de menores, tráfico de drogas, associação para o tráfico e por integrar organização criminosa. No imóvel deste último, os policiais civis apreenderam ainda um revólver calibre 38 com seis munições. Com isso, ele também foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Durante a ação policial, um suspeito que também era alvo da operação atirou contra a equipe e fugiu pelo quintal de uma casa. Durante o fato, ele deixou cair uma pistola calibre .40, que foi apreendida. O imóvel pertencia à tia do suspeito, identificada por Silvanir Mendes Batista (31) – sem antecedentes criminais. Na mesma propriedade, a terceira arma foi encontrada pelo DHPP. Conforme os indícios colhidos, a mulher era responsável por guardar o revólver calibre 38 apreendido na ação. Com isso, Silvanir também foi conduzida ao DHPP, onde também foi autuada em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

O crime

O grupo é investigado pela morte do adolescente José Wesley Alves Rodrigues (17). A vítima não tinha passagem pela Polícia e trabalhava vendendo roupas. Wesley foi morto após os suspeitos acharem que ele estivesse repassando informações para outras organizações criminosas. As ações policiais seguem em andamento visando capturar os demais envolvidos no homicídio.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 3257-4807, do DHPP, ou ainda para o número (85) 99111-7498, que é o WhatsApp do Departamento, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.