BPMA da PMCE apreende pássaros silvestres e cigarros contrabandeados no Cariri
18 de maio de 2020 - 18:19 #apreensão de passáros #BPMA #PMCE #Prisão
Policiais do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) prenderam, nesse domingo (17), um homem com 13 pássaros oriundos da fauna silvestre brasileira. O fato ocorreu em uma chácara localizada no município de Barbalha, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19). A criação ou comercialização desse tipo de animal é ilegal. No mesmo local, a Polícia encontrou uma carga contendo 13 caixas de cigarros de diferentes marcas. Os produtos não tinham nota fiscal.
Os policiais militares ambientais chegaram ao endereço do suspeito, situado na localidade de Sítio Mata, após denúncias que Eraldo Luiz da Silva (68) mantinha em seu sítio uma rinha de pássaros silvestres. Ao chegar ao imóvel onde o suspeito residia, os policiais constataram a existências de diversas gaiolas com 13 “canários da terra”. Eraldo confessou que era dono dos animais e que não tinha autorização para a criação das aves. Por meio de buscas na chácara, os policiais se depararam também com um lote contendo 13 caixas de cigarros. O suspeito afirmou que não tinha a nota fiscal da mercadoria.
Eraldo foi conduzido para a Polícia Federal do município de Juazeiro do Norte, onde foi autuado pelos crimes de descaminho, importação ou exportação de mercadoria proibida e por crime ambiental.