Dupla é capturada com três armas em operação da PMCE em Caucaia e Fortaleza

15 de maio de 2020 - 15:06 # # # # # # # # # # # # # #

Policiais da Força Tática (FT) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreenderam três armas de fogo e capturaram dois suspeitos de integrarem organização criminosa com atuação na Barra do Ceará, em Fortaleza, e no Parque Leblon, em Caucaia, pertencentes às Áreas Integradas de Segurança 8 e 11, respectivamente. Entre os capturados está Crismario Lacerda Nascimento (31), apontado como um dos responsáveis pela atuação do grupo nas duas regiões. O caso foi registrado, nessa quinta-feira (14), na Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).

Durante patrulhamento na região do Parque Leblon, os policiais da Força Tática (FT) avistaram um indivíduo em frente a uma residência. O homem foi identificado como Crismario Lacerda Nascimento, com antecedentes criminais por homicídio, porte ilegal de arma de fogo e extorsão mediante sequestro. Segundo informações passadas aos militares, ele seria o responsável por recrutar adolescentes para participarem de ações criminosas, entre elas homicídios e a vigilância de armamentos.

Crismario foi abordado pelos PMs e passou por revista, no entanto, nada de ilícito foi encontrado. Durante o trabalho, os policiais foram informados que armas eram guardadas por um adolescente na Rua Ceci, no Morro do Santiago. A equipe da FT do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) entrou em contato com o comandante do 20º BPM, responsável pela região da Barra do Ceará, e eles montaram uma operação ostensiva com o objetivo de localizar o adolescente citado e o armamento.

As equipes foram até o Morro do Santiago e, ao se aproximarem, avistaram o indivíduo apontado na denúncia que, ao perceber a presença da composição, correu. O adolescente efetuou disparos de arma de fogo contra os policiais, que revidaram. O suspeito foi atingido na perna e abordado pelos PMs. O adolescente, de 17 anos, portava uma pistola calibre .40, carregada com cinco munições. Na sequência, os policiais foram até o ponto onde estariam as armas, um terreno baldio situado na Rua Ceci.

A vistoria no terreno foi feita e dois revólveres calibre 38, um deles carregado com três munições, foram desenterrados. O menor foi levado para uma unidade hospitalar, para receber atendimento médico devido à lesão sofrida durante a troca de tiros. Já Crismario e as armas foram levados para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Ele foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo, associação criminosa e corrupção de menores. Também foi registrado ato infracional por porte ilegal de arma de fogo contra o adolescente.

Ações anteriores

No dia anterior (13), equipes do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), da Força Tática (FT) e do motopatrulhamento do 20º BPM prenderam três indivíduos, apreenderam duas armas de fogo e um simulacro e recuperaram uma motocicleta e um carro roubados na região da bairro Barra do Ceará. Uma das ações do CPRaio teve a prisão de Bruno Vitor de Assis Isidoro (18), com passagens pela Polícia quando menor por homicídio, tráfico de drogas, roubo e dano. Com ele foi encontrada uma metralhadora de fabricação artesanal carregada com 11 munições de calibre 380 e um carregador com seis munições do mesmo calibre. Ele foi levado para o 33º Distrito Policial (DP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Em outro momento, os policiais da Força Tática (FT) realizavam buscas em outro ponto do bairro, com o objetivo de localizar e capturar responsáveis por um tiroteio na região. Durante a ação, os PMs foram informados, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), que suspeitos de envolvimento na troca de tiro estariam em uma residência situada na Rua Vigilante Pequiá. A equipe foi até o endereço indicado e lá apreenderam uma espingarda calibre 38 e cinco munições do mesmo calibre. O material foi apresentado no 7º Distrito Policial (DP), onde foi registrado o procedimento referente ao fato.

Dando continuidade às abordagens no bairro, dois suspeitos de envolvimento no roubo de uma motocicleta foram presos e um simulacro de pistola foi apreendido. Eles foram abordados na Rua Taparicas, onde os militares patrulhavam. Os homens foram identificados como Gabriel Maciel de Sousa (22), com antecedentes por roubo; e Jorge Victor Andrade da Silva (18), que tinha passagem pela Polícia por envolvimento em roubo quando menor. Os policiais encontraram um simulacro de pistola em poder de um dos suspeitos. Os militares foram informados ainda que a moto encontrada fora roubada momentos antes da abordagem. O proprietário do veículo foi localizado e teve seu bem restituído. A dupla foi levada para o 7º Distrito Policial (DP), onde foi instaurado inquérito por roubo.

Já à noite, por volta das 20 horas, uma equipe do motopatrulhamento localizou um veículo com registro de roubo. O carro, modelo Corsa, estava na Rua Pereira Júnior, que fica próxima ao local onde a moto foi recuperada. Ninguém foi localizado durante as buscas. O automóvel foi recolhido e levado ao 7º DP, onde foi registrado o boletim de ocorrência referente à recuperação.