DHPP prende mais duas pessoas envolvidas em homicídio e latrocínio na Capital

14 de maio de 2020 - 17:50 # # # # #

Dando continuidade aos trabalhos de combate à criminalidade em Fortaleza, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), capturou mais duas pessoas investigadas por crimes de homicídio e latrocínio na Capital. As prisões aconteceram entre a tarde de ontem (13) e a manhã de hoje (14). Ao todo, sete pessoas foram presas por equipes do DHPP nos últimos sete dias. Oito mandados de prisão e três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em uma semana de ofensivas.

Na manhã dessa quinta-feira (14), os policiais civis cumpriram um mandado de prisão temporária por homicídio qualificado em desfavor de Carlos Pereira dos Santos (22), vulgo “Paulo Bayer”. O suspeito tem antecedentes criminais por homicídio, tráfico de drogas, roubo a pessoa e roubo de veículo. Paulo, que já se encontrava preso, é apontado como o mandante do duplo homicídio de mãe e filho, um bebê de nove meses. O crime ocorreu no dia 10 de março deste ano no bairro Quintino Cunha, na Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6) de Fortaleza. Outro suspeito relacionado ao crime foi preso ontem (13).

Na tarde de ontem (13), os policiais também deram cumprimento ao mandado de prisão preventiva por latrocínio em desfavor de Wanderson do Nascimento Lima (18), sem antecedentes criminais, que também já estava preso. Ele é suspeito da morte do barbeiro Antônio Nilton de Oliveira Paiva (44), sem antecedentes criminais. O crime ocorreu no dia 21 de fevereiro deste ano no bairro Henrique Jorge (AIS 6) da Capital. Wanderson e um segundo indivíduo efetuaram disparos contra a vítima, que reagiu ao assalto no estabelecimento onde trabalhava.

Outras prisões

Mais cedo, na quarta-feira (13), os policiais deram cumprimento ao mandado de prisão temporária por homicídio qualificado contra Francisco Leonardo Araújo (27), vulgo “Pezão“, com antecedentes criminais por tráfico de drogas. Ele foi capturado em um conjunto de casas no bairro Quintino Cunha. Leonardo e outros três suspeitos teriam entrado numa residência na Travessa Piraí, onde estavam a adolescente Marília Gabrielly Ferreira Ribeiro (17), sem antecedentes criminais, e a criança Enzo Gabriel Ferreira Ribeiro, filho de Marília. O grupo efetuou diversos disparos contra as vítimas. O mandante do crime foi identificado e preso.

Ainda na quarta-feira, equipes da 5ª Delegacia do DHPP deram cumprimento a um mandado de prisão temporária por homicídio e três mandados de busca e apreensão em desfavor de Wandson Luiz da Silva (31), com antecedentes criminais por homicídio, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e restrito, receptação e crime de trânsito. A ação ocorreu no bairro Pavuna, em Pacatuba, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O suspeito, que foi expulso da Polícia Militar do Ceará (PMCE), em 2018, foi capturado em casa e não reagiu à prisão. Ele é investigado pela morte de Alisson Rodrigo Silva Rodrigues (32), sem antecedentes criminais. O crime aconteceu no dia 28 de agosto de 2018, no bairro de Fátima (AIS 5), em Fortaleza. Os policiais também apreenderam uma pistola, 16 munições, o valor de R$ 4.500 em espécie, celulares, um HD externo e um aparelho DVD na ofensiva.

As investigações apontam que o Wandson e outros dois indivíduos participaram da morte de Alisson. Eles efetuaram disparos contra o homem em uma praça no bairro de Fátima. A vítima veio a óbito no local. Conforme apurado pelos policiais, a motivação teria sido por vingança.

Início da semana

Na terça-feira (12), outra ação da 5ª Delegacia do DHPP resultou no cumprimento de três mandados de prisão preventiva em desfavor de três pessoas indiciadas por homicídio qualificado. As capturas aconteceram no bairro Damas (AIS 5), em Fortaleza. Foram presos: Matheus Silva Nunes (22), vulgo “Matarindo”, com antecedentes criminais por roubo e furto, e Dayane Martins Amaro (21), com antecedentes criminais por furto.

Os policiais também cumpriram o mandado de prisão em desfavor de José Moacir Ferreira Neto (26), com antecedentes criminais por homicídio, tráfico de drogas, roubo e porte ilegal de armas. Ele já se encontrava preso desde a semana passada por outro crime de homicídio ocorrido em novembro de 2019, no bairro Messejana (AIS 3). Matheus, Dayane e Moacir foram capturados nessa ofensiva do DHPP por envolvimento no homicídio de Fábio da Silva Nobre Júnior (27), com antecedentes criminais por roubo e crime contra a fé pública, ocorrida no dia 5 de outubro de 2019, no bairro Damas.

Na quinta-feira (7), um homem indiciado por homicídio qualificado e tentativa de homicídio teve mandado de prisão temporária cumprido, na bairro Couto Fernandes (AIS 5) da Capital. A prisão foi realizada por meio da 3ª Delegacia (DHPP). José Moacir Ferreira Neto (26), com antecedentes criminais por homicídio, roubo, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, foi capturado na casa de familiares, no bairro Couto Fernandes. Ele é suspeito de envolvimento na morte de Lucas Henrique Batista Acioli (21), vulgo “Pequeno”, no mês de novembro de 2019, no bairro Messejana (AIS 3). Na mesma investigação, Moacir foi indiciado pela tentativa de homicídio contra uma adolescente que, na época do crime tinha 17 anos. As vítimas não possuem antecedentes criminais.

Todos os investigados foram levados para as respectivas delegacias na sede do DHPP, onde os mandados de prisão foram cumpridos. Após os trâmites, os suspeitos foram colocados à disposição da Justiça para o cumprimento da pena prevista em lei. A Polícia Civil segue investigando os casos.

Denúncias

A população pode contribuir repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o ‪‪(85) 3257-4807, do DHPP, ou ainda para o número ‪‪‪(85) ‪99111-7498, que é o WhatsApp do Departamento, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Leia mais:

Polícia Civil captura dois suspeitos investigados por homicídios cometidos na Capital

DHPP captura três suspeitos de homicídios após operação na Capital