Suspeito de participação em homicídios é preso com pistola em ação da PMCE
11 de maio de 2020 - 17:16 #Arma apreendida #CPRaio #NHPP #PMCE #Polícia Militar do Ceará #Suspeito preso
Ações de combate à criminalidade seguem com força em todas as regiões do Estado e em uma delas, realizada na manhã desta segunda-feira (11), equipes do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) prenderam um homem identificado como Italo Ferreira Barros (21). Ele é suspeito de integrar um grupo criminoso e ter envolvimento em, pelo menos, quatro homicídios registrados no ano passado, em Caucaia, cidade da Região Metropolitana pertencente à Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11). Com Ítalo, que também é conhecido como “Ceasa”, foi apreendido um embrulho contendo uma pistola, carregadores de pistola e dinheiro.
A captura aconteceu durante ação de patrulhamento realizada pelos militares na área do Parque São Gerardo, no início da manhã. Os policiais trafegavam pela Rua São Paulo e avistaram um indivíduo em atitude suspeita. Ele carregava uma sacola e, ao perceber a aproximação da equipe do CPRaio, correu até a Rua Engenheiro Estebam Rios e entrou em um matagal. Os PMs desembarcaram das motocicletas e continuaram a busca a pé, na mata. Durante as buscas, um policial percebeu que o suspeito jogou a sacola que carregava.
Com o cerco montado, o suspeito foi abordado pelos policiais, já 800 metros dentro da mata. Após verificação, ele foi identificado como Italo Ferreira Barros e constatado que ele já tinha passagens pela Polícia por homicídio e por posse de drogas. Na sacola carregada por ele e abandonada nas proximidades, os raianos encontraram uma pistola Glock G22 calibre .40; cinco carregadores de pistola do mesmo calibre, sendo quatro com capacidade para 15 munições e um estendido, com capacidade para 30 disparos; além de R$ 1.300,00 em dinheiro.
Foi dada voz de prisão ao suspeito, que foi levado para a Delegacia Metropolitana de Caucaia da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Italo Ferreira Barros foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa e também por receptação. A arma, os carregadores e o dinheiro também foram levados para a unidade policial.
Investigações em andamento
Além das autuações em flagrante registradas nesta segunda-feira, Ítalo também é investigado pelos policiais do Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP) de Caucaia por crimes de morte registrados no município ainda em 2019. Entre eles está um homicídio ocorrido no mês de agosto. Na ocasião, três pessoas foram lesionadas a bala na localidade de Jandaiguaba, no bairro Capuan. Um dos feridos não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. “Ceasa” é apontado como o responsável pela execução do crime e de, pelo menos, outras três mortes na região.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o telefone (85) 3101-3360, da Delegacia Metropolitana de Caucaia, ou ainda para o número (85) 98198-7555, que é o WhatsApp do Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP) de Caucaia, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.