Live do Corpo de Bombeiros do projeto “Em Casa com a Melhor Idade” é transmitida nesta segunda (11)
11 de maio de 2020 - 11:11 #CBMCE #COVID-19 #diversão #em casa #live #projeto de dança
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio do Programa Saúde Bombeiros e Sociedade (PSBS), realiza mais uma transmissão online de exercícios de dança e alongamento na internet e na TVC. As aulas têm duração de cerca de 40 minutos e são mediadas por dois bombeiros instrutores. As lives acontecem duas vezes por semana, às segundas e quintas, às 16h30min, no canal de YouTube da corporação. A ação é pioneira no Brasil e tem público médio de 3 mil espectadores.
O PSBS já é conhecido no Estado desde 2003 quando a corporação começou a organizar atividades físicas como danças e alongamentos físicos em espaços públicos do Ceará. Durante as medidas protetivas contra a Covid-19, o programa precisou se adaptar. Apesar de a terceira idade ser o público-alvo que costumeiramente frequenta as atividades presenciais, durante as transmissões, os espectadores são de todas as faixas etárias.
As novas caras pegaram de surpresa o tenente-coronel Cláudio Barreto, instrutor e responsável pelo PSBS. “Recebo fotos de crianças, jovens, adultos, todo mundo fazendo exercícios dentro de casa. Uma das senhoras de 90 anos botou os filhos e os netos para fazerem juntos”, comemora.
Cuidados de higiene ganham espaço nas aulas. Os bombeiros orientam os espectadores quanto à limpeza preventiva contra o novo coronavírus. “Antes de toda transmissão, nós paramos um pouco para falar sobre a situação aqui no Ceará e mostrar os cuidados adequados”, reforça o comandante do CTDH.
Ele diz ainda que as videoaulas serviram como oportunidade para manter os laços construídos durante o programa. “Nós somos um projeto antigo, temos pessoas que estão aqui com a gente há mais cinco anos. É um espaço de troca e de acompanhar também se eles estão bem e seguindo as coisas direitinho”, confessa.
Exercícios devem ser feitos com cuidado
Antes de participar das videoaulas, o TC Barreto salienta que algumas medidas devem ser tomadas para evitar lesões. “É preciso seguir as recomendações dos instrutores em vídeo, ir somente até o seu limite”, reforça o oficial
Pessoas com mobilidade reduzida devem tomar cuidados especiais. Vassouras e cadeiras podem ser usadas como apoio durante as atividades. A vestimenta é outro fator que evita luxações. “É sempre bom estar com roupas leves que permitam movimento. Nada de calça jeans ou shorts apertados. O melhor é fazer a atividade em um espaço amplo e que não seja escorregadio. Mesmo que a duração do exercício seja rápida, hidratação é importante”, recomenda o instrutor.
Serviço
Live Bombeiros “Em Casa com a Melhor Idade”
Data/Horário: Segunda-feira, 11 de maio, 16h30min