Polícia Militar captura suspeito de envolvimento em morte de indígena em Maracanaú

8 de maio de 2020 - 17:28 # # # #

Um adolescente de 16 anos foi capturado, na manhã dessa sexta-feira (8), em ação realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), em Maracanaú, cidade da Região Metropolitana pertencente à Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12). Ele é suspeito de envolvimento na morte do indígena Israel Basílio Geraldo (31), ocorrida na madrugada de ontem (7). O caso foi levado para a Delegacia Metropolitana de Maracanaú da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e registrado pelos policiais do Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP) da unidade policial.

Os militares estavam em patrulhamento quando foram acionados, via Coordenadoria Integradas de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), para uma ocorrência na reserva indígena dos índios Pitaguary, situada no bairro Santo Antônio. De acordo com as informações passadas aos policiais, um homem foi morto a pauladas no interior de uma casa da região. A composição seguiu até o local e avistou o corpo de Israel Basílio.

Ainda segundo informações colhidas no local, o crime aconteceu quando vítima e agressor estavam bebendo com outras pessoas. Em decorrência de uma discussão entre eles, o crime foi consumado. Os policiais tomaram conhecimento que o suspeito de cometer o crime estava nas proximidades e deram início às buscas com o objetivo de localizá-lo. O adolescente foi encontrado pelos militares e levado para a Delegacia Metropolitana de Maracanaú.

Um ato infracional análogo ao crime de homicídio foi registrado na unidade policial. A Polícia Civil, por meio do Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa de Maracanaú, continua com as investigações sobre o fato, para apurar a possibilidade da participação de outras pessoas no crime.

A Polícia Civil ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou ainda para o número (85) 98619-0309, que é o WhatsApp do NHPP de Maracanaú, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.