Videoaulas dos Bombeiros são alternativa saudável durante isolamento social

5 de maio de 2020 - 18:09 # # # # #

Tendo como medida de prevenção ao avanço do contágio do novo coronavírus (Covid-19), o isolamento social tem sido umas das recomendações do Governo do Estado do Ceará, com base nas recomendações das autoridades sanitárias, para conter a proliferação da doença. E, para dar uma alternativa de práticas saudáveis para a população sem precisar sair de casa, o Programa Saúde Bombeiros e Sociedade, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (PSBS/CBMCE), realiza lives (transmissões ao vivo) com videoaulas com muita danças e exercícios físicos ministrados pelos bombeiros.

As aulas em ambiente virtual ocorrem às segundas e quintas-feiras, às 16h30min, no canal do CBMCE no YouTube. Conforme o tenente-coronel Cláudio Barreto, coordenador do PSBS, a iniciativa de transmitir as aulas de atividades físicas utilizando as lives foi do próprio Governo do Estado, que repassou a ideia para o coronel Holanda, comandante do CBMCE. “Nós, bombeiros militares, já tínhamos esse projeto com as pessoas da terceira idade, há 17 anos, e esse projeto foi ampliado pelo Governo e se tornou um programa estadual no ano passado. Hoje temos mais de 24 mil alunos e alunas cadastradas”, explica.

Conforme o coordenador do PSBS, as mais de 24 mil alunas do projeto estavam ociosas em casa devido à pandemia causada pelo coronavírus e agora continuam suas aulas e treinos físicos de casa com as lives do “Em Casa com a Melhor Idade”. O momento saudável também reforça os cuidados no combate ao covid-19, além de ser uma opção saudável para entreter toda a família, que acaba arrastando o sofá da sala e caindo junto na dança.

Aluna assídua

Dona Irani Vasconcelos, de 69 anos, é uma dessas alunas do PSBS que, antes do isolamento social, levava uma verdadeira vida de atleta. Dona Irani tinha uma vida bastante agitada com aula de musculação, corrida, treino funcional, forró, com as aulas do PSBS com os bombeiros e outras 60 colegas do seu bairro. Com as medidas protetivas de distanciamento social, ela precisou modificar um pouco a sua rotina e se manter dentro de casa, assim como grande parte da população. Porém, ela permanece se exercitando com os bombeiros.

“Sou aluna do projeto há cinco anos e coordeno o núcleo com as ‘meninas aqui do meu bairro Maraponga. Como a gente não pode mais sair para ter as aulas presenciais, as lives do Em Casa com a Melhor Idade foram uma ótima ideia”, conta. A aluna e supervisora do núcleo do bairro conta como ela e as colegas estavam ociosas em casa. “Esse momento está sendo uma nova maneira de viver, e devemos aproveitar as vantagens da tecnologia. Eu tenho aproveitado todas as lives. Não fosse isso, era ficar presa com as próprias paredes de casa. Precisamos buscar qualidade de vida. Uma vida longa com saúde”, conclui.

Vínculo forte

Saúde e longevidade por meio de atividades físicas de baixo impacto são a base do programa PSBS, que tem como público as pessoas mais idosas. Hoje, as aulas representam também uma forma de combater a ansiedade e o sedentarismo deste grupo. “As alunas e os alunos cadastrados no projeto possuem, na maioria, entre 50 e 70 anos de idade, mas temos ‘meninas’ de 90 anos dançando com muita disposição”, revela o tenente-coronel Barreto. As lives dos bombeiros ocorrem duas vezes por semana, e teve início no mês de abril. Ao final das transmissões, os vídeos ficam salvos no canal.

Ainda de acordo com o tenente-coronel Barreto, entre as corporações de bombeiros, o CBMCE é pioneiro no Brasil nessa modalidade de live. “Somos pioneiro nessa ação das lives voltadas para a melhor idade, mas a repercussão do programa tem atingido diversas faixas etárias. Temos obtido audiências de mais de 13 mil espectadores. São duas lives por semana, e o público ainda pede mais, então, isso é muito gratificante poder contribuir para que elas se protejam em casa, passar o recado para elas higienizarem as mãos, não saírem. Já estamos há 17 anos com elas, então existe um vínculo muito forte, e elas nos atendem com muito carinho”, conclui.

PSBS

Nascido como uma iniciativa voluntária do Corpo de Bombeiros MIlitar do Ceará (CBMCE), em 2003, o projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade se tornou um programa regulamentado por lei no dia 28 de abril de 2019. O projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade tem o objetivo, entre outros, de executar atividades voltadas ao bem-estar, especialmente, de pessoas idosas, por meio da integração social e prática de atividades físicas. Também tem a finalidade de realizar campanhas sócio-educativas e eventos cívicos, além de prestar esclarecimentos sobre prevenção de incêndios e de acidentes doméstico.