Em menos de uma semana, SSPDS entrega 30 mil máscaras doadas pela Prefeitura de Fortaleza

30 de abril de 2020 - 17:08 # # # # #

Foto: Prefeitura Municipal de Fortaleza

Mais 10 mil máscaras reutilizáveis foram entregues pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), nesta quinta-feira (30), aos servidores das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). No total, já foram 30 mil máscaras doadas pela Prefeitura Municipal de Fortaleza aos agentes de segurança pública em menos de uma semana. O item é essencial na prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), porque serve de barreira física ao patógeno, tornando-se uma medida de prevenção durante a pandemia.

As máscaras foram produzidas pelo projeto Todos com Máscara da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE). A iniciativa tem como objetivo auxiliar na renda de profissionais de costura e microempresas localizadas em bairros de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Fortaleza e que possam contribuir com a produção do material.

A entrega de hoje somada aos repasses feitos pela Prefeitura, nessa quarta-feira (29) e na última sexta (24), totalizam os repasses de 21 mil máscaras para a Polícia Militar do Ceará (PMCE); 3.800 para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE); 3.400 para a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE); 1.200 para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce); e 600 para os servidores que atuam na própria SSPDS.

“Desde o início da pandemia, a SSPDS e suas vinculadas têm se preocupado bastante com a saúde, o bem-estar e os cuidados com os seus profissionais. No entanto, havia uma demanda muito alta no mercado, o que dificultava a obtenção de alguns EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Inicialmente conseguimos uma aquisição própria de 10 mil máscaras, e agora, recebemos uma doação de 30 mil máscaras pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, que tem sido uma grande apoiadora do trabalho da Segurança Pública aqui do Ceará. É um ato que agradecemos muito”, destacou o secretário da SSPDS, André Costa.

A previsão para os próximos dias é que um total de 80 mil máscaras oriundas de doações da Prefeitura de Fortaleza sejam repassadas aos servidores da SSPDS e suas vinculadas. “É gratificante quando a gente pode contribuir para a proteção destes bravos profissionais da Secretaria da Segurança Pública do Ceará. Esta união entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado e também com o programa Todos com Máscara é uma prova concreta de que grandes desafios a gente supera juntos. Afinal, segurança e saúde são os símbolos maiores do que realmente mais importa para todos nós, seres humanos: a nossa vida”, ressaltou Samuel Dias, secretário de Governo da Prefeitura de Fortaleza.

Cuidados com a máscara reutilizável

O Ministério da Saúde orienta que o uso da máscara deve ser individual e sua utilização não deve ultrapassar as duas horas. É importante reforçar que o usuário sempre deve portar uma sacola para guardar a proteção quando for trocá-la. Após o uso, a máscara deve ser deixada de molho por dez minutos em água sanitária. Após a higienização, o agente poderá utilizá-la novamente e seguir as orientações de uso.