SSPDS e Prefeitura de Fortaleza distribuem 20 mil máscaras aos profissionais de segurança

29 de abril de 2020 - 18:07 # # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) entregou 10 mil máscaras reutilizáveis, na manhã desta terça-feira (29), na Capital. Os materiais são fruto de uma doação feita pela Prefeitura de Fortaleza aos agentes da segurança pública do Estado. As máscaras são itens essenciais na prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), porque servem de barreira física ao patógeno. A distribuição foi feita para as quatro vinculadas do sistema estadual de segurança. O montante de hoje faz parte de outras 20 mil máscaras já repassadas aos servidores da segurança pública do Ceará.

Essa é a segunda vez que as proteções reutilizáveis são entregues em menos de uma semana, também por meio de uma parceria com a Prefeitura. Na última sexta-feira (24), foram repassadas outras 10 mil máscaras, totalizando 20 mil itens. Até agora, já foram distribuídas 14 mil unidades para a Polícia Militar do Ceará (PMCE), 2.800 para a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE); duas mil para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE); e 1.200 para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

O repasse se soma às aquisições próprias feitas pela pasta durante o período da pandemia. Isso porque a SSPDS também entregou 10 mil máscaras laváveis de uso pessoal confeccionadas em malha dupla e 100% algodão para a proteção dos homens e mulheres que atuam na segurança pública. Atualmente, dois processos para a compra do mesmo item e com as mesmas especificações estão em andamento.

As entregas, que deverão ocorrer em breve, reforçarão ainda mais as medidas adotadas pela pasta, que objetivam a preservação da saúde dos profissionais de segurança pública no Estado. A previsão para os próximos dias é que um total de 80 mil máscaras oriundas de doações da Prefeitura de Fortaleza sejam repassadas aos servidores da SSPDS e suas vinculadas.

Cuidados com a máscara reutilizável

O Ministério da Saúde orienta que o uso da máscara deve ser individual e sua utilização não deve ultrapassar as duas horas. É importante reforçar que o usuário sempre deve portar uma sacola para guardar a proteção quando for trocá-la. Após o uso, a máscara deve ser deixada de molho por dez minutos com água sanitária. Após a higienização, o agente poderá utilizá-la novamente e seguir as orientações de uso.