Ações da PMCE resultam na captura de grupo armado e na recuperação de carro com apoio do Spia

29 de abril de 2020 - 16:52 # # # # # # #

Em mais uma ação exitosa de combate à criminalidade, equipes do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e da Força Tática (FT) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturaram quatro adolescentes e dois adultos, nessa terça-feira (28). As ações ocorreram nos bairros Serrinha e Granja Lisboa, nas Áreas Integradas de Segurança 9 e 2 de Fortaleza, e no bairro Jurema, em Caucaia, na AIS 11 do Estado. Durante as ofensivas, armas, munições, um colete balístico e drogas foram apreendidos, além da recuperação de um carro com auxílio do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia).

Os primeiros trabalhos ocorreram no bairro Serrinha, quando policiais militares foram informados, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), acerca de um veículo que estava trafegando pela região com placa clonada. O carro modelo Fiat Pálio foi detectado pelos sensores do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) e acompanhado pelo sistema de videomonitoramento. A Polícia Militar abordou Francisco Anderson Oliveira da Silva (20), com passagens por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, Francisco Gleyson Veras Gomes (20), sem antecedentes, e um adolescente de 16 anos.

Com o trio, um revólver calibre 32 e seis munições intactas foram encontrados. Eles foram conduzidos para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde os dois adultos foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, corrupção de menores e receptação. Um ato infracional por porte ilegal de arma de fogo e receptação foi lavrado em desfavor do adolescente. O veículo foi apresentado na delegacia para restituição ao proprietário.

Arma e drogas

Em paralelo a essa ação, uma outra equipe do Raio, que estava em patrulhamento na Granja Lisboa, capturou outro menor, de 17 anos, em posse de drogas e armas após uma denúncia anônima sobre a venda de entorpecentes na região. No imóvel indicado, um revólver cal. 38, seis munições intactas, 110 gramas de crack, 18 g de maconha, sacos plásticos e uma quantia em dinheiro foram apreendidos. O menor foi levado para a DCA, onde um ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas e posse de arma foi lavrado em desfavor dele.

Caucaia

Dando continuidade às ações, um adolescente de 16 anos foi apreendido duas vezes no mesmo dia após ser encontrado em posse de diversas munições e arma de fogo. A primeira apreensão ocorreu, na manhã de ontem (28), quando militares foram informados sobre um indivíduo que estava guardando arma em uma residência. Imediatamente, diligências foram realizadas. Na casa do suspeito, os PMs encontraram um revólver cal .38 e seis munições intactas. Ele foi levado para o 18° Distrito Policial (DP), onde um ato infracional análogo ao crime de posse irregular de arma de fogo foi lavrado. Após os procedimentos, ele foi colocado à disposição da Justiça e liberado.

Horas depois, o adolescente foi apreendido novamente na companhia de outro menor de 14 anos durante um patrulhamento de equipes do CPRaio no bairro Jurema, em Caucaia. A dupla estava com 75 munições cal .22, sete munições cal. 9mm, um carregador de pistola cal. 22 um e um colete balístico. Eles foram conduzidos para a Delegacia Metropolitana de Caucaia, onde um ato infracional análogo aos crimes de posse irregular de arma de fogo foi lavrado em desfavor dos suspeitos.

A Polícia Civil investiga o envolvimento dos adolescentes em crimes de homicídios na região e o envolvimento deles com grupos criminosos. Ressalta ainda que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); ou ainda para o telefone (85) 3101-3360, da Delegacia Metropolitana de Caucaia. O sigilo e o anonimato são garantidos.