Pessoas em ações ilícitas são detidas após serem visualizadas pelo Nuvid da SSPDS

27 de abril de 2020 - 16:04 # # # # # # #

Duas ações distintas das forças de segurança com o apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) resultaram nas identificações de pessoas em atividades ilícitas, em Fortaleza. As ocorrências foram registradas, nesse domingo (26) e no sábado (25), em bairros diferentes da Capital.

No caso de ontem, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi acionada após uma denúncia via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acerca de dois homens em atitude suspeita, no bairro Parangaba – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. A dupla foi visualizada pelos operadores do Nuvid, que orientaram os policiais militares. Chegando ao local, os PMs abordaram os homens e encontraram uma faca com um deles.

O suspeito de 35 anos, que já responde por lesão corporal no contexto de violência familiar e doméstica, foi encaminhado ao 10° Distrito Policial (DP), onde foi autuado em um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) na Lei das Contravenções Penais por porte de arma branca.

Sabiaguaba

A segunda ocorrência foi registrada na Sabiaguaba (AIS 7), quando os operadores do Nuvid visualizaram um veículo atolado na areia da praia, com pessoas em atitude suspeita. De imediato, a Ciops enviou as informações para uma composição da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), que seguiu até o local.

Após abordarem os homens e realizarem buscas no carro, os guardas municipais encontraram uma pistola calibre 380 sob o banco do motorista do veículo. Ao ser questionado, o proprietário da arma alegou que era atirador desportivo e apresentou o certificado de registro da pistola. No entanto, ele não possuía a permissão para o porte da arma de fogo.

Os homens foram conduzidos ao 34° Distrito Policial (DP), onde foram ouvidos e o dono da arma foi autuado em um inquérito policial por porte ilegal de arma de fogo. A autoridade policial arbitrou fiança ao homem, que pagou e foi liberado. A pistola foi apreendida durante a lavratura do procedimento.