Patrulhamento e abordagens preventivas do Cotam da PMCE resultam em prisões em Fortaleza

27 de abril de 2020 - 17:12 # # # # # #

Diversas ações de combate à criminalidade realizadas por policiais do Comando Tático Motorizado (Cotam) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultaram em prisões e apreensões, neste final de semana, em Fortaleza. Entre as principais ocorrências das equipes do Cotam, tropa pertencente ao Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), estão as abordagens e prisões por tráfico de drogas e apreensões de arma de fogo se destacaram.

Parte destas prisões ocorreram na Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6). Na última sexta feira (24), policiais do Cotam realizaram patrulhamento preventivos pelas ruas do bairro Bonsucesso e receberam uma denúncia de que, em uma residência da Rua Taguari, estava ocorrendo o comércio de narcóticos. A composição foi até o endereço citado na denúncia e se deparou com um homem identificado como Matheus Menezes da Silva (22).

O suspeito foi encontrado com duas trouxas contendo uma substância análoga à cocaína. O homem confessou que havia mais embalagens dentro da residência, local onde os policiais localizaram outras 67 trouxinhas de substância ilícita. Matheus foi levado para o 10º Distrito Policial (DP) e autuado em flagrante por tráfico de drogas e organização criminosa. Com ele, a Polícia Militar também apreendeu um aparelho celular e R$ 180,00. Um inquérito policial foi instaurado na delegacia para apurar o envolvimento dele na prática de crimes na região.

Tráfico de drogas

No mesmo dia, no bairro Henrique Jorge, equipes do Cotam realizaram a prisão de um suspeito que estava armado com um revólver calibre 38 contendo seis munições. O homem, identificado como Edson da Silva Oliveira (20) foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. A prisão de Edson ocorreu na Rua Teresinha, no Henrique Jorge, após uma abordagem policial.

Conforme a Polícia Militar, as equipes do Cotam que realizam patrulhamento na região já estavam monitorando as atitudes suspeitas de Edson da Silva. O suspeito já responde pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. O preso foi encaminhado ao 10º DP, onde o flagrante foi registrado.

Arma de fogo

O Cotam realizou ainda outra prisão, desta vez, na Praia de Iracema, na Rua Guilherme Brum, situada na AIS 1. A composição policial recebeu uma denúncia dando conta de que um homem, identificado como Tales Castro de Sousa (23), tinha uma arma de fogo. A Polícia Militar buscou o suspeito no endereço informado pelo denunciante, que fica localizado na Comunidade Baixa-Pau, e apreendeu uma pistola calibre .380 contendo um carregador com nove munições. A arma estava escondida no telhado da residência do suspeito.

Tales foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e por receptação. Um inquérito policial foi instaurado no 34º DP. Tales também prestou depoimento no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). De acordo com as investigações, a arma encontrada com o suspeito pode estar relacionada a outros crimes investigados pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).