Corpo de Bombeiros participa de capacitação para detecção do Covid-19

22 de abril de 2020 - 17:01 # # # # # # # # #

Uma equipe do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) participou do curso de capacitação para detecção do novo coronavírus (Covid-19). A capacitação ocorreu, nessa terça-feira (21), na sede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).

Essa capacitação tem como objetivo a realização do teste rápido de Covid-19, enviado pelo Ministério da Saúde, que é capaz de detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são produzidos pelas células de defesa do corpo humano contra o SARS-CoV-2. Participaram da capacitação o 1° tenente Mendes e o subtenente Moreira.

O teste consiste na coleta de uma gota de sangue por punção digital. O resultado fica disponível no prazo de 15 a 30 minutos após a gota ficar sob ação de um reagente. Com isso, o CBMCE fica preparado para desenvolver atividades de saúde ocupacional de toda a tropa, com o acompanhamento dos médicos da corporação.