Cotar da PMCE captura cinco homens com extensa ficha criminal em Santana do Acaraú

13 de abril de 2020 - 17:40 # # # # # # # # #

Cinco homens com extensa ficha criminal foram presos após trocarem tiros com policiais militares do Comando Tático Rural (Cotar) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O fato aconteceu, na manhã desse domingo (12), no município de Santana do Acaraú, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. As composições do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) foram ao local para verificar uma denúncia de que o grupo criminoso se preparava para atacar integrantes de um grupo rival.

Por meio de uma denúncia anônima, os PMs do Cotar se deslocaram para o endereço, na localidade de Baixa Nova, onde um grupo criminoso estaria reunido para atacar rivais de outro grupo na cidade. Com a aproximação das composições para realização do cerco policial, os indivíduos começaram a atirar na direção dos militares, que revidaram. Dois suspeitos foram baleados e socorridos. Um deles, identificado como Francisco Felipe Sousa Prado (26), não resistiu aos ferimentos e morreu. Ele acumulava duas passagens por roubo, uma por tentativa de furto, uma lesão corporal, uma ameaça e uma por receptação.

Após a rendição do grupo, os policiais apreenderam oito trouxinhas de maconha, 57 trouxinhas de cocaína e mais um pacote, além de uma pistola 9mm e 30 munições do mesmo calibre – o armamento foi recolhido com o suspeito que veio a óbito. Os homens foram identificados como Benedito Carlos Rodrigues (36), com duas passagens por porte ilegal de arma de fogo e uma por receptação; Júlio César Cordeiro Lira (31), com três passagens por roubo, duas por furto, duas por porte ilegal de arma de fogo e uma por desacato; Carlos Guttemberg do Nascimento (30), com antecedentes por tráfico de drogas, furto e lesão corporal; Francisco José Veras de Oliveira (21), com passagens por roubo, furto e posse de drogas; João Batista Marcolino (29), com duas passagens por furto, uma por receptação e outra por posse de drogas.

Quatro dos cinco integrantes do grupo criminoso foram levados para realização de flagrante na Delegacia Regional de Sobral, unidade plantonista da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Na troca de tiros, Benedito foi alvejado e levado para uma unidade de saúde sob escolta. O grupo foi autuado por tentativa de homicídio, tráfico e associação criminosa. A Polícia Civil instaurou inquérito policial para apurar as circunstâncias da ocorrência, bem como identificar a participação do grupo em crimes na região.