Ciopaer realiza transporte aeromédico de paciente com queimaduras de Iguatu para Fortaleza

12 de abril de 2020 - 14:35 # # # # # # # #

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou, neste domingo (12), o transporte aeromédico de um paciente de 64 anos. O homem estava internado em um hospital da cidade de Iguatu com queimaduras em 70% do corpo e precisou ser removido para uma unidade hospitalar na Capital. A ação contou com o apoio de profissionais aeromédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A aeronave Fênix 06 deixou a base em Juazeiro do Norte e foi até o ponto indicado, em Iguatu. O paciente foi levado de ambulância ao helicóptero, que seguiu voo às 08h40min e chegou à Fortaleza às 10 horas. Já na Capital, o homem foi levado para o Instituto Doutor José Frota (IJF), onde se encontra estável.

A Fênix 06 é dotada de UTI aérea e atua com com médico e enfermeiro a bordo. O transporte aéreo é necessário para reduzir o tempo de deslocamento entre as cidades por vias terrestres. Durante a pandemia do Covid-19, todos os procedimentos para evitar a propagação do vírus e diminuir o risco de contaminação entre profissionais e pacientes estão sendo realizados.