Idoso de 80 anos que estava desaparecido no Ceará é encontrado na Paraíba por bombeiros militares

10 de abril de 2020 - 20:34 # # # # # # #

E quem disse que não dá para salvar vidas e aproximar as pessoas que mais amamos sem sair de casa? Em tempos de confinamento imposto pelo novo coronavírus (Covid-19) em várias partes do mundo, a história de um idoso de 80 anos teve um final feliz com apenas alguns toques no celular e com o comprometimento de policiais, bombeiros militares e outras tantas pessoas que se mobilizaram para reunir o idoso que estava perdido na Paraíba aos seus familiares no Ceará. O caso aconteceu nessa Quinta-Feira Santa, no município de Pombal, na Paraíba. Esse grande ato de solidariedade só foi possível graças ao esforço de muita gente que luta com afinco para encontrar pessoas desaparecidas no Ceará.

Tudo começou na cidade de Pombal, na Paraíba, quando o 1º tenente Anderson Lucena, integrante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba (CBMPB), se deparou com a história de um senhor de 80 anos, residente em Minerolândia, distrito de Pedra Branca, no Ceará. Após um chamado feito à 2ª Companhia do 6º Batalhão de Bombeiro Militar, o idoso foi localizado e revelou ao militar que foi a Coremas, cidade vizinha a Pombal, também na Paraíba, em busca de parentes, mas como não encontrou ninguém, decidiu retornar para cidade cearense. Foi então que o idoso, que aparentava estar desorientado, foi encaminhado para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município, onde foram providenciados alojamento, alimentação, roupa e banho. A partir daí, a corrente do bem foi criada.

Enquanto isso, o militar paraibano entrou em contato com o irmão de farda no Ceará, o tenente-coronel Edir Paixão, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), na esperança que o colega pudesse conseguir o contato de algum familiar para ajudar o idoso. A decisão pela busca ativa imediata tomada pelo militar paraibano é a atitude mais recomendada a se fazer nos casos de pessoas desaparecidas, como esclarece a delegada Arlete Silveira, da 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), unidade cearense da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) especializada em investigações de pessoas desaparecidas.

“Todo e qualquer desaparecimento deve ser imediatamente comunicado. O engajamento célere dos atores da segurança pública e da Rede de Proteção Social tem se mostrado como um poderoso recurso na localização de pessoas desaparecidas. É importante destacar que o desaparecimento, ainda que voluntário, na maioria esmagadora dos casos, está atrelado a situações de vulnerabilidade social e risco de vida, como é o caso de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com problemas mentais”, destaca a delegada.

A corrente seguiu seu caminho e o caso chegou ao conhecimento da 12ª Delegacia do DHPP, em Fortaleza. Imediatamente outros atores entraram no circuito com o intuito de chegar até os familiares do homem, culminando no desfecho desejado. “Acionamos o Ministério Público, a Delegacia Municipal, a Guarda Civil Municipal e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Pedra Branca até que eles conseguiram localizar os familiares do idoso lá em Minerolândia, distrito de Pedra Branca”, conta a delegada Arlete Silveira.

Após localizar a neta do homem em Pedra Branca, os policiais fizeram contato com ela, que revelou que o avô estava desaparecido e que já tinha divulgado entre familiares e nas redes sociais o desaparecimento dele. Ainda de acordo com a mulher, o avô comentava que tinha parentes na Paraíba e já tinha confessado a ela a vontade de ir lá em busca de familiares. Com as informações sobre o paradeiro do avô e o contato já feito com familiares no Ceará, a corrente dá sequência, agora, para viabilizar o deslocamento do idoso em segurança para casa. Em respeito ao Decreto Estadual nº 33.519, que interrompeu o transporte rodoviário intermunicipal e metropolitano de passageiros, regular e complementar, por ora, o idoso ficará sob a responsabilidade do Creas de Pombal.

*Para preservar a privacidade do idoso, bem como de sua família, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) se reserva no direito de omitir os nomes dos envolvidos.