Corpo de Bombeiros incentiva idosos a praticarem atividade física por meio de vídeos

6 de abril de 2020 - 18:49 # # # # # #

 

Um dos projetos sociais de maior sucesso do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) é o Projeto Saúde, Bombeiro e Sociedade (PSBS). Voltado para idosos, neste momento de isolamento social devido ao novo coronavírus (Covid-19), as atividades físicas presenciais dos projetos foram suspensas por tempo indeterminado. Para suprir a ausência dos encontros, o Corpo de Bombeiros, preocupado em manter a saúde e qualidade de vida dos cidadãos da melhor idade neste período de isolamento social, está produzindo vídeos de atividades físicas. O material fica disponível por meio das redes sociais do Governo do Ceará, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e do CBMCE. O primeiro vídeo já está disponível, a partir desta segunda-feira (6), dia em que é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física.

O comandante geral do CBMCE, coronel Luís Eduardo Holanda, ressalta a contribuição que a corporação oferece aos cerca de 30 mil cearenses que participam ativamente das atividades promovidas pelo PSBS. “O Corpo de Bombeiros, sem jamais esquecer o seu compromisso com a sociedade, não poderia deixar de pedir hoje que as pessoas permaneçam em casa, de uma forma muito especial a todas as nossas senhoras e senhores dos nossos projetos voltados à terceira idade, neste período de isolamento social. Queremos colaborar para que esses vídeos possam chegar até os lares de cada um dos milhares de cearenses que fazem parte do projeto social do Corpo de Bombeiros”, disse.

Ainda de acordo com o comandante geral, apesar de as atividades presenciais estarem suspensas, as pessoas precisam continuar cuidando da saúde física e mental. “Essas aulas sobre atividade física incentivam não só aqueles que já fazem parte dos nossos projetos sociais, mas principalmente toda a população cearense. Nesse período de isolamento, devemos também cuidar da saúde física e da saúde mental. Esses vídeos que os Bombeiros estão produzindo junto com Governo do Estado é para levar também essa possibilidade de, embora a gente esteja dentro de casa, de permanecer ativo, para que a gente possa passar por mais essa batalha e vencer esse vírus no final”, orienta.

Os vídeos podem ser acessados nos perfis oficiais do Governo do Estado, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e do Corpo de Bombeiros Militar, nas redes sociais, a partir desta segunda-feira (6), dia em que é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física. Os exercícios contidos nos vídeos priorizam as atividades de baixo impacto, que são adequadas para essa faixa etária, mas também levam música e bom humor que tornam a aula agradável e servem como um bom entretenimento, além de melhorar a saúde.

PSBS

O Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS) nasceu em 2003 como uma iniciativa voluntária do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) com a finalidade de executar atividades voltadas ao bem-estar, especialmente, de pessoas idosas, por meio da integração social e prática de atividades físicas. Em 2019, o governador Camilo Santana transformou o PSBS em política de estado, com a sanção da lei estadual n° 16.849, de 6 de março de 2019.

Agora, elevado à política pública, a lei ampliou o acesso ao programa de atividades de integração social por meio da prática de atividade física de baixo impacto, esportes, campanhas socioeducativas, eventos cívicos bem como de instruções relacionadas a conhecimentos elementares de prevenção de incêndios, prevenção de acidentes domésticos e conhecimento básicos de emergência pré-hospitalar e primeiros socorros.

O objetivo do PSBS é proporcionar ao público-alvo o pleno desenvolvimento de sua saúde física e mental, além de ampliar o acesso à cultura, ao lazer, à convivência comunitária, direitos ampliativos da dignidade da pessoa humana.