Operação em São Benedito resulta nas autuações de doze pessoas por descumprimento de decreto estadual

4 de abril de 2020 - 14:07 # # # # # #


Uma operação conjunta das Forças de Segurança na cidade de São Benedito, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Ceará, nessa sexta-feira (3) e neste sábado (4), resultou nas conduções de doze pessoas por infringir o Decreto Estadual de N° 33.519. A ação ocorreu com o objetivo de fiscalizar estabelecimentos e locais com aglomeração de pessoas. Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Municipal de São Benedito; do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), da Coordenadoria Municipal de Transporte e Trânsito (Cotran) de São Benedito e do Pró-Cidadania participaram da ação.

Em uma das ocorrências, onze pessoas que estavam em um lava-jato, no bairro de Fátima, em São Benedito, foram conduzidas à Delegacia Municipal de Guaraciaba do Norte. O grupo estava no local ingerindo bebida alcoólica, quando foi flagrado por policiais militares lotados no Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE e por agentes do Pró-Cidadania. Já neste sábado, um comerciante foi conduzido à Delegacia Municipal de São Benedito após manter seu estabelecimento aberto na cidade.

Todos foram autuados em um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) no artigo 286 do Código Penal Brasileiro, por infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

De acordo com dados compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), do dia 20 de março a 3 de abril, 46 ocorrências contra estabelecimentos comerciais foram registradas. Os proprietários dos comércios foram conduzidos para delegacias da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) por descumprirem o artigo 268 do Código Penal Brasileiro.