Operação conjunta resulta na captura de sete pessoas e na apreensão de vasto material

1 de abril de 2020 - 18:35 # # # # # # # # # # #

Uma operação conjunta realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Municipal de Guaraciaba do Norte, e pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI) e do Comando Tático Rural (Cotar) do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), resultou, ontem (31), na captura de sete pessoas, entre elas uma adolescente, e na apreensão de vasto material ilícito. A ação policial ocorreu na Cidade de Croatá, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado.

A operação é resultante de investigações realizadas pela delegacia Municipal de Guaraciaba do Norte. A ação tinha como alvo o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, sendo um deles em desfavor de Natannael Ribeiro de Souza dos Santos (25), vulgo “Nael”, um dos sete capturados na ação policial. O homem já responde criminalmente por associação criminosa, falsa comunicação de crime e por apropriação indébita.

Os demais capturados são: Antônio William Oliveira de Paulo (25), que possui passagens pela Polícia por dirigir sem habilitação; Genivaldo Lima de Souza, sem antecedentes criminais; Vitor Rodrigues Nobre dos Santos (22), sem antecedentes criminais; Keliane Alves de Lima (20), sem antecedentes criminais; André de Sousa Veras (20), sem passagens pela Polícia; além de uma adolescente de 17 anos, também sem passagens.

Ao chegarem à casa de Natannael, na localidade de Betânia, em Croatá, os policiais encontraram uma certa quantidade de cocaína. Ao ser questionado sobre as armas utilizadas nos roubos recorrentes na região, ele afirmou que estariam enterradas próximo à escadaria, porém nada foi encontrado. Dando continuidade à operação, os agentes de segurança chegaram até o Vitor, outro preso, que indicou onde estaria enterrado um rifle com silenciador, o qual foi encontrado enterrado em um matagal, dentro de uma bolsa.

Ainda na operação, a Polícia chegou até William, outro capturado, o qual tinha as chaves de uma casa onde havia droga e um revólver calibre 38. Em posse de William, em sua residência, foi encontrado outro revólver calibre 38. No decorrer da ação, o primeiro capturado informou também que havia entregado uma bolsa contendo cocaína, crack e duas balanças de precisão, além de algumas munições de calibre 380, que teriam sido entregues para a esposa de um dos capturados.

Natannael informou ainda que havia maconha e uma certa quantia em outra residência e disse ter comprado as munições de calibre 380 de um homem. No local onde ele afirmou ter comprado as munições, foram apreendidas três espingardas artesanais do tipo socadeira, com o capturado Genivaldo. No decorrer da operação também foi capturado André, que é investigado por ser responsável de informar aos criminosos sobre a presença da Polícia no distrito.

Durante a operação foi apreendido um vasto material ilícito, sendo ele, dois revólveres cal. 38, um deles com a numeração suprimida, um rifle calibre ponto 32 com supressor de ruídos, 16 munições de cal. 38 (intactas), nove munições de calibre ponto 380 (intactas), três espingardas artesanais do tipo socadeira, duas balanças de precisão, cinco aparelhos celulares, R$ 706,00 em espécie, 240 gramas de crack, além de 883 gramas de maconha e 133 gramas de cocaína.

Diante dos fatos, todos os envolvidos nos delitos foram conduzidos para a Delegacia Municipal de Guaraciaba do Norte. Natannael foi autuado em flagrante por tráfico e associação para o tráfico de drogas, por portar arma de fogo de uso restrito e por organização criminosa. Já Genivaldo foi autuado também em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Antônio William foi autuado por tráfico e por associação para o tráfico e também por corrupção de menores.

A menor de idade foi autuada em um Ato Infracional (AI) por tráfico e associação para o tráfico de drogas. Keliane foi autuada por tráfico e associação para o tráfico de drogas e Vitor foi autuado por associação para o tráfico de drogas e por posse irregular de arma de fogo de uso restrito. Já André foi autuado no artigo 37 da Lei de Tóxicos, por colaborar como informante para a prática dos crimes de tráfico de drogas. As investigações sobre os fatos continuam.