Comando de Engenharia dos Bombeiros dá dicas de prevenção contra curto-circuito

31 de março de 2020 - 16:16 # # # #

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) reuniu dicas para prevenir e evitar acidentes provocados por curto-circuito. As dicas dos bombeiros são pertinentes já que a maioria dos incêndios residenciais no Brasil são provocados por problemas ou falhas na rede elétrica, onde o curto-circuito é o principal responsável.

Segundo o coordenador do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (1ª Cia/3º BBM – Quartel de Sobral), major Mardens, “um curto-circuito nada mais é do que uma dissipação instantânea de energia. Essa dissipação ocasiona um superaquecimento dos condutores, que leva a reações violentas como as faíscas e explosões ditas anteriormente. Essas reações podem derreter a camada isolante dos cabos e levar a queima dos aparelhos e equipamentos. Por isso, o curto circuito é um dos principais causadores de incêndios devastadores em residências e indústrias e de acidentes domésticos causados por eletricidade”.

Os casos de curto-circuito podem ser causados por uma sobrecarga nos componentes elétricos e ocasionar, além de incêndios, graves acidentes domésticos. O curto circuito pode ser facilmente identificado através de alguns sinais:

Cheiro de queimado em aparelhos;
Lâmpadas que queimam muito rápido;
Interrupção da energia em um ou mais cômodos sem motivo aparente;
Tomadas queimadas (com manchas negras);
Disjuntores que desarmam constantemente e fusíveis queimados;

Maneiras de prevenir

Melhor do que resolver um problema é saber como evitá-lo. Com algumas atitudes você pode tornar a sua residência um local mais seguro:

1 – Contrate um profissional habilitado e realize, pelo menos, uma manutenção elétrica, a cada cinco anos;

2 – Evite a sobrecarga de aparelhos nas tomadas! Ligar vários eletrônicos no mesmo ponto, não é uma boa alternativa. Apenas aumenta a chance de ocorrer um curto e danificar seus equipamentos.

3 – Cuide também da fiação da sua instalação elétrica. Fios velhos, em má conservação ou já desencapados, precisam ser trocados.

4 – Proteja as tomadas – além de ser um cuidado especial para as crianças, também evita que sejam conectados objetos inadequados.

5 – Instale um dispositivo DR (Diferencial Residual). Ele pode evitar curto-circuito e prevenir choques elétricos e um DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos), para proteger contra sobre tensões.

Nunca utilize equipamentos elétricos próximos à água!