Bombeiros militares realizam prevenção no açude Carnaubal em Crateús

30 de março de 2020 - 15:41 # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado Ceará (CBMCE), por meio do Comando de Bombeiros do Interior (CBI), realizou, ao longo deste domingo (29), prevenção de afogamento e conscientização contra aglomeração de pessoas por causa do novo coronavírus (Covid-19), no açude Carnaubal, em Crateús, um açude que não sangrava há dez anos. O município fica no Sertão de Crateús, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16).

Cerca de 200 pessoas, entre jovens, crianças, adultos e famílias inteiras se reuniram para ver esse fenômeno da natureza. Para o sertanejo, a sangria do açude representa fartura e riqueza para o sertão. Para o tenente-coronel Homero Catunda “em condições normais essa aglomeração de pessoas seria natural, entretanto, diante da epidemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), essa proximidade de pessoas se torna temerária por demais”, ressaltou o comandante dos bombeiros militares de Crateús.

Em face dessas circunstâncias, a guarnição de bombeiros militares de Crateús (2ª Cia/3º BBM), esteve no local e orientou a população a retornarem para as suas casas, evitando a aglomeração e atendendo a orientação dos bombeiros militares. Com respeito e consideração, as pessoas foram se conscientizando e saindo do local.

Segundo o tenente-coronel Anderson Viana, “em transmissão ao vivo pelas redes sociais, na tarde deste sábado (28), o governador Camilo Santana anunciou a prorrogação, até o domingo da próxima semana (5), do Decreto Estadual que, entre outras medidas para conter a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mantém o isolamento social em todo o território cearense”, lembrou o comandante dos Bombeiros do Interior (CBI).

“Continuo orientando a população a evitar aglomerações. Só saiam de casa para as necessidades básicas. Os idosos precisam ser protegidos nesse momento, e nós continuamos com todas as recomendações que temos feito ao longo dessas semanas aqui no Estado do Ceará”, afirmou o governador Camilo Santana.

O alerta vai para evitar a aglomeração, mantendo o isolamento social, além de evitar risco de afogamento e mergulho em locais de forte correnteza, como no caso do açude Carnaubal, em Crateús.