Corpo de Bombeiros resgata famílias que ficaram ilhadas após aumento do nível do Rio Acaraú

27 de março de 2020 - 15:47 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (1ªCia/3ºBBM), Quartel sediado em Sobral/CE, resgatou famílias ilhadas na localidade de Tapuio, distrito de Cariré e em Santana do Acaraú, após o aumento do nível de água do Rio Acaraú. A ação dos militares aconteceu, na madrugada desta quinta-feira (26), nos municípios situados na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado.

Após as fortes chuvas que atingiram a cidade de Hidrolândia, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) emitiu um alerta informando sobre os riscos de inundação para a população das cidades ribeirinhas situadas às margens do Rio Acaraú. A nota da Cogerh detalha que o aumento do nível de água é decorrente do grande aporte de água, oriundo do Rio Macacos.

Após a emissão do alerta, o Quartel da 1ª Companhia do 3º Grupamento de Bombeiros, em Sobral, vem realizado o monitoramento do nível do Rio Acaraú. As cheias do Rio Acaraú causaram inundações nas cidades de Cariré e Santana do Acaraú, deixando algumas famílias ilhadas. No distrito de Tapuio, quatro pessoas da mesma família foram retiradas pela guarnição composta pelo subtenente Pontes e soldado Fernando.

Na cidade de Santana do Acaraú, foram retiradas duas senhoras que se encontravam isoladas em suas residências, enquanto o nível do Rio Acaraú aumentava e a água avançava em direção às residências delas. A guarnição que realizou este resgate era composta pelo major Mardens, subtenente Jairo, subtenente Pontes e soldado Wilker.

O Corpo de Bombeiros Militar continua realizando o monitoramento do nível do Rio Acaraú, que já começou a baixar nesta sexta-feira (27), mantendo informadas as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil Municipais e Estadual.