Homem é preso com armas de fogo e várias munições durante ação da PMCE em Russas

26 de março de 2020 - 17:24 # # # #

Policiais da Força Tática (FT) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), lotados em Russas e Limoeiro do Norte, prenderam um homem de 60 anos e apreenderam duas armas de fogo, 178 munições e outros materiais ilícitos como peças de armamentos e espoletas, na residência dele. A ação aconteceu, nessa quarta-feira (25), na zona rural de Russas, cidade pertencente à Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18). Todo material e o infrator foram levados para a unidade local da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).

Os militares estavam em patrulhamento quando receberam uma denúncia sobre um homem que mantinha várias armas e munições em sua residência, situada no Sítio Miguel Pereira, em Russas. De posse das primeiras informações, as equipes da Força Tática de Russas e de Limoeiro do Norte, cidade vizinha, foram até o endereço citado. No local, os militares encontraram José Mauro Moreira Chaves (60), também conhecido como “Bascúi”. Ele foi questionado sobre a existência de armas no imóvel e confirmou que possuía uma espingarda calibre 36.

José Mauro mostrou a espingarda e também um recipiente com duas munições, uma de calibre 36 e outra de calibre 12. Os policiais vistoriaram o local e uma segunda espingarda, de calibre 12 e um revólver calibre 38, com capacidade para cinco tiros, foram localizados. Também foram encontradas 13 munições de calibre 12, deflagradas; 19 munições de calibre 28, deflagradas; três munições de calibre 36, deflagrados; 96 munições de calibre 12, intactos; 27 munições de calibre 12, recarregadas artesanalmente; três munições de calibre 36, recarregadas artesanalmente; 17 munições de calibre 38, intactas; seis frascos contendo pólvora; e oito caixas de espoleta.

O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado pelos militares para a Delegacia Regional de Russas. José Mauro, que não possuía antecedentes criminais, foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo. Todo material apreendido também foi levado para a unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).