Aeronave da Ciopaer da base de Juazeiro do Norte realiza transporte de recém-nascida

25 de março de 2020 - 15:40 # # # # # #

Em tempos que a grande parte da população está em quarentena para evitar a disseminação do novo coronavírus, os profissionais de segurança cearenses seguem atuando diariamente visando a segurança de todos e salvar vidas. Foi o caso do acionamento atendido por uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), nessa terça-feira (24), quando uma recém-nascida com Síndrome de Down e cardiopata de apenas dez dias foi transportada de Iguatu a Fortaleza.

O helicóptero que realizou o transporte foi a Fênix 6, que atua pela base de Juazeiro do Norte, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Ceará. A criança, que é natural da cidade de Jucás, possui má formação do septo atrioventricular, no coração. Ela foi transportada em uma incubadora instalada nas dependências da aeronave. A missão contou com profissionais da Ciopaer e também do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Após o voo que durou em torno de 1h30min, a recém-nascida desembarcou em Fortaleza, onde seguiu para o Hospital Infantil Albert Sabin. Com essa remoção, a Ciopaer totaliza, até a data de ontem, oito transportes aeromédicos durante este mês de março, com quase 17 horas voadas. Atualmente, o Estado do Ceará conta com quatro bases da Coordenadoria, nos municípios de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral, diminuindo o tempo médio de resposta para ocorrências a 30 minutos.