Bombeiros resgatam cavalo que caiu em fossa no Maracanaú

24 de março de 2020 - 15:38 # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (1ª Cia/2º BBM), resgatou um cavalo que caiu numa fossa, no bairro Jereissati, em Maracanaú, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12). O animal, de cerca de 250 quilos, foi retirado por uma guarnição de Busca e Salvamento, sem ferimentos.

Os militares foram acionados para agir via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por volta das 11 horas, dessa segunda-feira (23). A viatura de Auto Salvamento 20 (AS 20) se dirigiu ao local do chamado e constatou que um cavalo se encontrava no local indicado. Após instalar o Posto de Comando, definiu-se retirar o animal com rapidez e com mínimo de lesões possíveis como estratégia para resolver a ocorrência.

Verificou-se a necessidade de outros recursos devido ao tamanho e peso do animal. Desse modo, a guarnição de Combate a Incêndio foi acionada, chegando ao local com a viatura Auto Bomba Tanque 34 (ABT 34), que veio conduzido o tripé. O tripé é um aparelho de três pés ou escoras, sobre o qual podem ser apoiados diferentes tipos de objetos, conforme a aplicação de seu utilizador.

“Os protocolos operacionais são eficazes e fundamentais para solucionar as ocorrências rotineiras. Ao utilizar o Sistema de Comando de Incidentes, a guarnição organiza todo o teatro operacional, facilitando a tomada das melhores decisões operacionais, do comandante do incidente”, explicou o tenente-coronel Luiz Claudio Araújo Coelho, comandante da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militares, quartel sediado em Maracanaú.

Assim, foram empregados os recursos disponíveis: tripé, cabos, polias e fitas. Montado o sistema multiplicador de forças, o cavalo recebeu as amarrações seguindo o protocolo, permitindo a retirada do animal com o cuidado necessário, sem lesões e nem fatores adversos. O cavalo foi resgatado e o resgate durou cerca de 60 minutos.

Recomenda-se isolar o acesso a fossas, buracos e sumidouros para impedir a queda de animais e que se lesionam em tais situações.