Em ação de prevenção ao Covid-19, SSPDS realiza higienização de bases do Proteger

23 de março de 2020 - 18:33 # # # # # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) iniciou nesta segunda-feira (23) uma ação de higienização das 34 bases do Programa de Proteção Territorial e Gestão de Riscos (Proteger) na Grande Fortaleza. A medida visa combater a contaminação dos profissionais pelo Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Além da limpeza das estruturas, o trabalho se estende ainda às viaturas da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A SSPDS também está disponibilizando álcool em gel para os homens e mulheres que atuam para garantir a segurança da população cearense.

A higienização consiste na limpeza interna das bases, assim como dos banheiros e mobílias; e da área externa dos contêineres. As equipes utilizam produtos eficazes na limpeza de superfícies propícias à presença do vírus. O cuidado também vem sendo realizado nas viaturas, que são submetidas ao mesmo processo. Por último, as composições recebem álcool em gel para ser utilizado na prevenção às contaminações.

De acordo com o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, a ação permanecerá nos próximos dias e ressalta que a pasta trabalha para adotar mais ações voltadas ao bem-estar dos agentes. “Hoje iniciamos esse trabalho. Amanhã, daremos continuidade em outras bases. É uma atuação contínua, é claro, e retornaremos para manter essa higienização. Isso é mais cuidado que temos com os nossos profissionais de segurança e trabalharemos para fornecer materiais necessários para que esses policiais continuem com a saúde em dia, prestando o serviço de segurança pública e defesa social a toda a população cearense”, destacou.

Integridade física dos profissionais

A SSPDS elaborou um plano voltado para a integridade física de seus agentes da segurança pública e a manutenção dos serviços essenciais em todo o Estado do Ceará. A pasta vem viabilizando a aquisição de mais Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para todos os profissionais da segurança pública que precisam desempenhar suas atividades durante o cumprimento de quarentena, previsto em decreto estadual de situação de emergência em saúde no Ceará. Com a necessidade de isolamento por parte da sociedade cearense, as vinculadas – Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) – farão entrega de álcool em gel para fazer assepsia adequada e máscaras de proteção individual para aqueles que necessitam desempenhar suas funções nos ambientes de trabalho. O material está sendo distribuído ao longo desta semana.

O plano também estabelece que atividades administrativas em todas as vinculadas sejam realizadas remotamente, sem a necessidade de o servidor se deslocar aos locais de trabalho, comparecendo às unidades apenas se houver necessidade. Os profissionais foram orientados a reforçar a higienização de equipamentos, viaturas, laboratórios, corredores, corrimãos, maçanetas, cadeiras e outros locais com fluxo de pessoas.

O atendimento presencial nas delegacias de Polícia Civil foi reduzido e redirecionado para a Delegacia Eletrônica (Deletron), cujas ocorrências de determinados fatos serão feitas exclusivamente de forma online, visando à diminuição de pessoas nas delegacias em busca de atendimento. Há ainda o redimensionamento no efetivo das delegacias para mantê-las funcionando nos serviços essenciais sem concentração de muitos servidores ao mesmo tempo nos espaços físicos das delegacias e departamentos.

A SSPDS ressalta que as medidas adotadas pela pasta prezam pela saúde de seus profissionais, em prol do enfrentamento e contenção da infecção humana provocada pelo novo coronavírus no Ceará. Por fim, a SSPDS esclarece que as medidas de segurança podem ser revistas a qualquer momento para salvaguardar seus profissionais.

Leia mais:

Polícia Civil amplia de 11 para 18 os tipos de ocorrências de registros de Boletins Eletrônicos de Ocorrência na Deletron