Bombeiros de Guaramiranga capturam jiboia de 2 metros em Baturité
23 de março de 2020 - 15:42 #CBMCE #Corpo de Bombeiros #Jiboia capturada
Uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) capturou uma cobra do tipo jiboia de 2 metros de comprimento, na manhã desta segunda-feira (23). O animal foi encontrado na rodovia CE 356, quilômetro 28, na localidade do Sítio Belém, município de Baturité, na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado.
Os militares foram acionados para capturar o animal por moradores da localidade.
A cobra apareceu em uma área verde próximo a residências. Os moradores aguardaram a chegada dos bombeiros para preservar a integridade física das pessoas, bem como do animal silvestre. Após resgatar o animal na localidade, os bombeiros devolveram a cobra a seu habitat natural.
A 5ª Companhia de Bombeiros do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (5ªCia/4ºBBM), quartel sediado em Guaramiranga, recomenda à população a não tentar capturar o animal, mesmo não sendo uma cobra venenosa. O mais prudente é ligar para o número 193 ou para o número da unidade (88) 3321-1452, para atender aos chamados de emergência.
A cobra
A jiboia é uma serpente que pertence à família Boidae, na qual estão as maiores espécies de serpentes não peçonhentas. Ela pode ser encontrada em quase todos os biomas brasileiros. A jiboia é um réptil que pode atingir até quatro metros de comprimento, entretanto, geralmente não apresenta mais de dois metros. As jiboias perdem em tamanho, no nosso país, apenas para a sucuri, sendo considerada, portanto, a segunda maior espécie da fauna brasileira.