Bombeiros participam de Curso de Salvamento Veicular Leve no Quartel do Maracanaú

16 de março de 2020 - 16:09 # # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública (AESP/CE) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) promovem, no Quartel de Bombeiros Militares de Maracanaú (1ªCia/2ºBBM), o Curso de Salvamento Veicular Leve, no período de 16 a 31 de março de 2020, com carga horária de 100 horas/aula, para 30 militares, entre bombeiros militares das companhias do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (Maracanaú, Horizonte, Icaraí e Pecém), do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) e do Batalhão de Socorros de Urgência (BSU).

As aulas ocorrem na sede da 1ª Cia/2ºBBM, com aulas teóricas e práticas sobre os diferentes aspectos do protocolo de salvamento veicular leve. O curso será coordenado pelo tenente-coronel Luiz Claudio Araújo Coelho, comandante da 1ª Cia/2º BBM, com apoio do tenente-coronel Eduardo Gonçalves Lima, da Coordenadoria de Manutenção, Logística e Patrimônio (COMALP). Os instrutores da 1ª CIA/2º BBM, do BSU e do BBS compõem o corpo docente.

Os cuidados com a segurança dos bombeiros militares por meio do gerenciamento de riscos presentes na cena do acidente, a estabilização dos veículos com os novos equipamentos e aparelhos, o acesso seguro dos socorristas ao interior do veículo para abordagem inicial do acidentado, as diferentes técnicas de abertura para retirada da vítima serão treinadas intensivamente ao longo dos dias de treinamento.

Após a aula inaugural, os alunos participam da aula sobre a dinâmica dos acidentes automobilísticos e os princípios que regem a diretriz operacional referente ao assunto, bem como sobre a organização da cena do evento para o desenvolvimento da resposta adequada.