Bombeira cearense conclui curso avançado de busca e resgate em estruturas colapsadas em Minas Gerais
16 de março de 2020 - 17:40 #CBMCE #Corpo de Bombeiros #Curso avançado de busca e resgate em estruturas colapsadas
A 1º tenente Ana Carolina Campos Olinda do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) concluiu, nesta última sexta-feira (13), o primeiro Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) – Nível Avançado − promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). O curso com duração de três semanas, iniciou-se no dia 24 de fevereiro e terminou no dia 13 de março de 2020. Ao todo, participaram 34 militares dos Corpos de Bombeiros Militares dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Bahia, Ceará, Roraima e do Distrito Federal, na Academia de Bombeiros Militar (ABM).
“Ter a oportunidade de participar do primeiro curso de BREC avançado do Brasil foi uma experiência única. No curso aprendi muitas técnicas que foram vistas pela primeira vez no Brasil e espero poder replicar o conhecimento adquirido para especializar os bombeiros do Ceará para melhor atendimento a grandes desastres”, afirma a 1º tenente.
O curso de BREC, nível avançado, é inédito no Brasil e tem como foco as ações de resposta a desastres, de acordo com padrões doutrinários internacionais, com foco em escoramentos complexos e penetração em escombros. É uma capacitação inovadora que une as experiências já vividas no CBMMG de outros cursos já realizados em Minas Gerais; em outros estados da federação e em outros países. Além da expertise adquirida em grandes desastres como os de rompimento das barragens em Mariana, Brumadinho, a atuação internacional em Moçambique e do desabamento do Edifício Andréa.
O foco principal é o gerenciamento e a coordenação das equipes de respostas aos desastres em âmbito local, regional, nacional e internacional, desenvolvendo, inclusive, uma cooperação com a Organização das Nações Unidas (ONU).
O corpo de instrutores é formado por militares do CBMMG de todo o Estado, com formação na área de BREC, pelo diretor geral do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (GRAU), Jorge Michel Ribeira e do coordenador geral de Gerenciamento de Riscos do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), tenente-coronel veterano CBMDF, Paulo José Barbosa de Souza.