Irmãos são capturados em flagrante pela Polícia Civil por praticarem golpes em caixas eletrônicos na RMF

12 de março de 2020 - 17:41 # # # # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do 24º Distrito Policial (DP), com o auxílio do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) e apoio da Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu em flagrante, nessa quarta-feira (11), dois homens que são irmãos e estavam aplicando golpes na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Eles foram capturados no bairro José Walter, na Área Integrada de Segurança 09 (AIS 09), em Fortaleza. Com os infratores, foram apreendidos uma maquineta de cartão de crédito, um talão de recibos, R$ 225,00, além de um veículo e relógios.

Segundo as investigações conduzidas há dois meses pela Distrital, Antônio Miguel de Oliveira (51), sem antecedentes criminais e seu irmão Francisco de Assis Oliveira (51), com antecedentes criminais por estelionato, estavam aplicando golpes na RMF, utilizando caixas eletrônicos para enganar as vítimas. De acordo com os levantamentos policiais, os homens usavam um caixa eletrônico de uma farmácia para praticar os crimes e quando estavam saindo da mesma, os policiais civis foram avisados sobre as características do veículo que encontravam-se os infratores.

Diante das informações, a equipe policial acionou a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e repassou as características do veículo, que foi identificado pelo Spia horas após o fato. Os irmãos foram abordados pelos agentes de segurança e receberam voz de prisão.

De acordo com o delegado Rodrigo Araújo, titular do 24º DP, foram três vítimas apenas nessa região. “A dupla foi presa em flagrante tentando aplicar novo golpe. Com eles, foi apreendida a maquineta onde os cartões das vítimas eram passados após a troca”, disse. Os homens suspeitos foram conduzidos para o 24º DP, onde foram autuados por furto qualificado e encontram-se à disposição da Justiça.

Sobre o golpe

1. Os infratores ofereciam ajuda aos usuários dos caixas e informavam que eles deveriam trocar a senha do cartão, caso contrário este seria bloqueado.

2. No momento de distração das vítimas, eles trocavam os cartões magnéticos.

3. De posse da nova senha e do cartão os golpistas efetuavam saques, transferências e compras no débito.

Denúncia

A Polícia Civil ressalta que a população pode contribuir repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-2823, do 24º Distrito Policial. O sigilo e o anonimato são garantidos.