Projeto Samu Júnior abre oportunidade para crianças de escolas públicas visitarem a Ciops

11 de março de 2020 - 18:36 # # # # #

Após o sucesso de visitas guiadas de crianças à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o projeto “Samu Júnior” expandiu as atividades e agora vai levar crianças de escolas públicas de ensino fundamental de Fortaleza para conhecer o coração do serviço de urgência e emergência de Fortaleza e Região Metropolitana da Capital. A primeira visita aconteceu, na tarde desta quarta-feira (11), na sede da SSPDS, com alunos da Escola Municipal Herondina Lima Cavalcante, do Vila Velha.

O projeto “Samu Júnior” é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e conta com apoio da Ciops. A ação educativa tem como objetivo apresentar o funcionamento dos órgãos que atuam 24 horas dentro da Ciops, bem como conscientizá-las sobre a importância do papel que cada uma desempenha dentro da sociedade. Agora a parceria se estende à Secretaria Municipal da Educação (SME), que vai organizar grupos das escolas municipais para a realização das visitas. A visita guiada desta tarde reuniu 18 estudantes, entre 9 e 12 anos do 4º, 5º e 6º anos do ensino fundamental.

Durante a visita, os pequenos tiveram a oportunidade de experimentar um pouco da rotina e complexidade de trabalho dos servidores e colaboradores da Ciops. Desde o recebimento da chamada de emergência via 190, passando pelo atendimento e triagem das ligações até chegar ao Núcleo de Despacho, de onde são enviadas as viaturas e ambulâncias para atendimento nas ruas.

Centro de controle

A Ciops está em funcionamento há 21 anos e conta com representantes de 12 órgãos de serviço de urgência e emergência que atuam em Fortaleza e Região Metropolitana. Hoje são 12 órgãos em atividade: Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) – incluindo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (CEDEC) – Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), Defesa Civil de Fortaleza, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Fortaleza, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Autarquia de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) e Secretaria da Administração Penitenciário (SAP).