Alunos do JBV utilizam o teatro como preparação para as provas do Enem

11 de março de 2020 - 17:30 # # # # #

Vinte e cinco alunos do Projeto Jovem Brigadista de Valor (JBV) do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano(CTDH) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) estiveram na Escola de Ensino Profissional Presidente Roosevelt para assistir ao espetáculo teatral “Morte e Vida Severina”, do escritor João Cabral de Melo Neto. O evento aconteceu nessa última terça-feira (10), na escola localizada na Avenida Bezerra de Menezes, bairro São Gerardo.

A obra literária foi adaptada pelos professores Sandro Motta e Ana Candelária, que ensaiavam com os alunos diariamente no horário do almoço, uma vez que a escola é de tempo integral. A escolha pelo livro do autor brasileiro João Cabral de Melo Neto é a aposta de que a obra possa ser usada na prova de Língua Portuguesa do próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A aluna Isabelly, uma das participante do musical revelou o sentimento dela em participar da peça teatral. “Quando comecei a ensaiar fui atraída pela possibilidade de quebrar a rotina de muitas aulas e estudo constante por meio da arte. Eu estava com muitos problemas, mas quando comecei a ensaiar fui focando na arte, percebendo que isso me relaxava e, de repente, percebi que os problemas ficaram distantes e pequenos”.

A aluna JBV Ingryd Almeida Estêvão disse ter ficado muito feliz e tocada pelo espetáculo, agradeceu pela possibilidade de aproveitar arte e estudo simultaneamente. O subtenente Haroldo do CTDH explicou que muitos alunos nunca assistiram a um espetáculo teatral e que a arte tem um poder incrível de despertar sentimentos positivos nas pessoas quando utilizada para o bem.

Ao final do espetáculo, a professora Ana Candelária agradeceu a todas as pessoas presentes dizendo que o sentimento era de muita gratidão e que a mensagem final da peça era focada na esperança, no caso, o nascimento de uma criança que simbolicamente era representação de Jesus Cristo que nascia em meio ao sertão, nas dificuldades cotidianas semelhantemente ao nascimento em Belém, numa região também de difícil sobrevivência e poucas chuvas como se vê na realidade das pessoas do Nordeste. O nascimento da criança cria na personagem principal da peça a esperança da renovação da vida e do sentido em viver cada dia superando nossos desafios.