Embaixada da França e Aesp realizam curso de investigação para policiais do Ceará

9 de março de 2020 - 18:19 # # # # #

Um grupo de 26 profissionais de segurança pública participa, entre os dias 09 e 13 de março, do curso “Investigação Criminal através da Exploração da Capacidade de Análise dos Fluxos Telefônicos”, promovido pela Embaixada da França no Brasil, em parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE).

A capacitação é ministrada pelo francês Yves Lecocq, oficial da Gendarmerie – Força Policial Militar Francesa, e tem como público-alvo delegados e inspetores lotados nas delegacias especializadas e no Departamento de Inteligência da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), além de agentes da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A solenidade de abertura do curso aconteceu na manhã desta segunda-feira (09) e contou a presença da diretora de Planejamento e Gestão Interna da Aesp, delegada Ivana Marques, do adido de Polícia adjunto da Embaixada da França no Brasil, comandante Serge Giordano; do delegado-geral da PCCE, Marcus Rattacaso e do oficial francês Yves Lecocq.

Parceria França – Brasil

Segundo o Adido de Polícia adjunto da Embaixada da França no Brasil, Comandante Serge Giordano, cerca de 15 estados brasileiros receberão esta capacitação. No Ceará, a parceria com a Embaixada francesa iniciou em 2019, quando policiais civis, militares e peritos participaram do curso “Gestão de uma cena de crime”, ministrado pela delegada Isabelle Aubin, da Brigade Criminelle de Paris, e pelo perito Norbert Fleury, do Service Regional D’identite Judiciaire – Paris.

“Essa parceria começou com o Curso de Gestão de uma Cena de Crime, em 2019, no mês de abril, aqui na Aesp. E para continuar teremos esse curso que é voltado para a análise do fluxo dos dados telefônicos a partir de um software de graça acessível a todo mundo, e que permite fazer esse trabalho de investigação de forma agilizada. Nós vamos continuar nossa parceria, daremos continuidade com outro curso de Gestão de Crise a ser realizado até o fim do ano”, explicou comandante Serge Giordano.