Corpo de Bombeiros intensifica fiscalização contra incêndio e pânico na AIS 12

6 de março de 2020 - 17:35 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiro Militar (1ª Cia/2º BBM), quartel de Maracanaú, e do escritório local do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), intensifica  fiscalização das edificações e áreas de risco dos municípios que compõem a Área Integrada de Segurança (AIS 12). A 1ª Cia/2º BBM é o responsável operacional pelos municípios Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Guaiúba e Itaitinga.

Durante o ano de 2019, as fiscalizações foram intensificadas com vistorias de “habite-se”, renovações de certificado de conformidade (renovação de “habite-se”), vistorias fiscalizadoras e análise de projetos de segurança contra incêndio e pânico. Ao todo, a unidade conta com seis vistoriantes e um analista, que atendem as demandas da região. Estes profissionais são detentores de cursos específicos para o desenvolvimento das atividades de fiscalização e são denominados de bombeiros militares fiscais pela Lei nº 13.556/2004, que instituiu o Código Estadual de Segurança Contra Incêndio e Pânico.

“A formação e o envolvimento dos bombeiros militares que exercem as atividade de vistoriantes e de analistas de projetos impactam diretamente na qualidade do serviço que prestamos à sociedade cearense, especialmente nos municípios em nossa área operacional”, declarou o tenente-coronel QOBM Luiz Claudio Araújo Coelho, comandante da 1ª CIA/2º BBM.

Todas as ações dos bombeiros militares fiscais são pautadas na legislação vigente, incluindo as Normas Técnicas, que norteiam as medidas a serem exigidas em cada tipo de edificação ou área de risco. Esta atividade é vital para a sociedade pois ajuda a evitar que os incêndios aconteçam ou dificultem sua propagação ao promover a proteção da edificação por meio das medidas de segurança contra incêndio e pânico requeridas pela legislação.