Comando de Engenharia realiza simulado de emergência em escola de Sobral

6 de março de 2020 - 17:10 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar de Estado do Ceará (CBMCE) realizou um simulado de atendimento a emergência no Colégio Farias Brito Sobralense, por meio da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (1ª Cia/3ºBBM) e do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI). A ação desta sexta-feira (6) teve o objetivo de prevenir o pânico e que outros danos sejam causados à edificação. Os exercícios simulados são essenciais para manter a ordem e reduzir os prejuízos em eventuais acidentes.

O evento iniciou com o acionamento do  alarme de incêndio instalado na edificação, avisando a todos que estavam no prédio de uma possível ocorrência de incêndio. Em seguida, a Brigada de Incêndio iniciou a retirada de todos os 1.149 alunos e 159 funcionários presentes, um total de 1.308 pessoas. Simultaneamente foi acionada a guarnição de serviço na 1ª Companhia do 3º Grupamento de Bombeiros, que se deslocou até o local nas viaturas de combate a incêndio, salvamento e resgate.

Segundo o major Mardens Ney de Souza Vasconcelos, “o tempo resposta que as guarnições de bombeiros militares levou para chegar ao local da ocorrência foi de 3 minutos e 45 segundos e o tempo de evacuação de todos os alunos, funcionários e professores da escola foi de 4 minutos e 2 segundos”, destacou o comandante da CEPI, em Sobral.

Segundo o tenente-coronel Francisco Roberto Maciel de Morais, “após a evacuação da população presente no local e seu deslocamento a um ponto de encontro externo, o efetivo do Corpo de Bombeiros passou a combater o foco de incêndio existente, em uma das salas de aula desta instituição de ensino. Os bombeiros militares praticaram as técnicas de abordagem de portas, treinadas durante o Curso Básico de Combate a Incêndios – CBCIU, recentemente ocorrido nesta Unidade Bombeiro Militar”, ressaltou o comandante  da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (1ª Cia/3º BBM).

Na simulação, três vítimas foram retiradas do local pelas equipes do Corpo de Bombeiros e da Brigada de Incêndio e conduzidas até a viatura tipo resgate.