PCCE e Pefoce concluem investigações de latrocínio de técnico de enfermagem

5 de março de 2020 - 18:17 # # # # # # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) concluíram as investigações referentes ao latrocínio que vitimou o técnico de enfermagem, Fernando do Espírito Santo Rodrigues (31), ocorrido no dia 2 de fevereiro deste ano. O crime foi consumado na localidade de Palmeiras, na Serra de Meruoca, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. As investigações, conduzidas pelo Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP) da Delegacia Regional de Sobral, resultaram ainda nas prisões de três suspeitos.

Foram presos: Dario Teilon Silva Lima (21), que já responde por violação ao estatuto do torcedor e roubo, Dielson Victor de Carvalho (29) e Diene do Nascimento Lima (33), ambos sem antecedentes criminais. Segundo o apurado, Fernando foi vítima de um latrocínio premeditado por Dielson, com quem mantinha um relacionamento amoroso, e contou com a participação de dois comparsas: Dario, amigo próximo de Dielson, e Diene, pessoa que Dielson possuía dívidas de drogas. Dielson, que estava foragido, foi capturado no dia 26 de fevereiro, em uma residência localizada em Itapipoca (AIS 17). Já Dario foi preso, no dia 25 de fevereiro, e Diene no dia 4 de março, ambos em Sobral. Eles foram autuados pelos crimes de latrocínio (roubo com resultado morte) e associação criminosa e estão à disposição da Justiça.

Segundo o apurado, a motivação do crime seria a aquisição e venda do carro da vítima, pois, dessa forma, Dielson conseguiria pagar uma dívida de drogas, que devia a Diene. Após o crime, eles levaram o celular e o carro da vítima, e tentaram vender ainda na noite do crime. O carro, um modelo Fiat Pálio, foi vendido por R$ 6 mil a um morador da região, mas foi localizado abandonado na zona rural de Sobral, três dias após o crime. O celular também foi negociado, mas foi recuperado pela Polícia. Todos os envolvidos foram identificados por meio de um amplo trabalho investigativo que também contou com provas materiais, colhidas na cena do crime, carro e apartamento da vítima. Os laudos foram confeccionamos pela Pefoce e anexados aos autos.

Crime

Após a notificação sobre o desaparecimento de Fernando, a Polícia Civil iniciou as investigações para localizá-lo. Com base em algumas informações colhidas durante as diligências, ficou constatado que Fernando mantinha relação amorosa com Dielson, com quem passou a noite anterior ao crime e, dessa forma, ele conseguiu ganhar a confiança do técnico e levá-lo até um local ermo na Serra da Meruoca no dia 2 de fevereiro deste ano.

Antes de chegaram ao local, eles passaram rapidamente na casa de familiares de Fernando na serra, que observaram um homem dentro do carro e estranharam o fato de que ele não queria aparecer. Eles seguiram viagem e, ao chegarem à região, a vítima foi atingida por um golpe de pedra na cabeça por Dielson, assim, ela caiu e foi atingida por mais golpes pelos outros homens na sequência.

Após a agressão, eles jogaram o corpo da vítima de um penhasco para dificultar a localização do corpo. Dielson saiu do local com o carro da vítima e os outros dois comparsas em outro veículo. A vítima foi encontrada morta na Serra da Meruoca, no dia 9 de fevereiro deste ano. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Pefoce compareceram ao local. A causa da morte foi traumatismo craniano.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); ou para o número (88) 99261-3471, que é o WhatsApp do Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP) de Sobral, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.