Corpo de Bombeiros atua em incêndio em residência em Maracanaú

2 de março de 2020 - 15:29 # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuou no combate a incêndio em uma residência, em Maracanaú, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12). A guarnição de combate a incêndio se deslocou até o imóvel no bairro Jereissati I com uma viatura Auto Bomba Tanque, atendendo a um chamado da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Após instalar o posto de comando, o comandante da guarnição, 1º tenente Rocha, realizou a avaliação da situação e adotou os procedimentos operacionais requeridos para tais circunstâncias.Definidas as zonas de segurança e as estratégias a serem empregadas, os bombeiros militares adentram no local sinistrado. “Ao chegarmos ao local não tinha mais fogo, só bastante fumaça, e ao adentramos na residência, nos deparamos com a vítima caída por cima da pia da cozinha e com dificuldade de respirar”, relatou o comandante da guarnição.

Como a vítima não falava, possivelmente devido à inalação de fumaça, ela foi retirada da casa e recebeu o atendimento pré-hospitalar pela própria equipe de combate a incêndio.”Em certos casos, o comandante da guarnição solicita apoio especializado à Ciops, como ocorreu neste caso”, informou o tenente-coronel QOBM Luiz Claudio Araújo Coelho, comandante da 1ª CIA/2º BBM.

Em seguida, a viatura Resgate 32 chegou para dar apoio aos bombeiros militares já mobilizados para a ocorrência e conduziu a vítima para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Pajuçara, em Maracanaú. A residência tinha um único vão, com aproximadamente três metros de largura.

Graças à ação efetiva da guarnição, a vítima foi retirada do local com vida, pois a fumaça é um agente letal em ocorrências de incêndio.