Cinco integrantes de organização criminosa são presos em operação policial em Icapuí

21 de fevereiro de 2020 - 18:07 # # # # # #

Em operação para garantir a proteção dos cidadãos cearenses no município de Icapuí, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), com apoio de policiais militares, efetuaram a captura de cinco integrantes de uma organização criminosa, entre a quarta-feira (19) e a quinta (20). Os capturados são investigados por homicídio e tráfico de drogas na região litorânea do município. As ações com o objetivo de prender os suspeitos foram conduzidas pela Delegacia Municipal de Icapuí e contaram com apoio do efetivo da Delegacia Regional de Aracati e de policiais militares do Policiamento Ostensivo Geral (POG).

Após apurar informações sobre uma tentativa de homicídio, ocorrida na última quarta-feira (19) pela manhã, foi montada uma operação para identificar os suspeitos do crime. Durante as diligências, os policiais civis localizaram uma motocicleta que teria sido usada pelos suspeitos. No mesmo dia, o veículo foi encontrado na localidade de Requenguela, bem como um dos suspeitos de integrar a organização criminosa na região, que também é investigado por traficar drogas, conhecido por Micael.

Dando continuidade às apurações, os policiais civis localizaram um imóvel onde foram encontrados outros três homens, incluindo o principal suspeito da tentativa de homicídio. Na residência, a arma que teria sido utilizada no crime contra a vida foi apreendida com cinco munições deflagradas. A arma foi encaminhada para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) para ser submetida a exame pericial no intuito de comprovar a materialidade do crime. Quatorze trouxinhas de maconha também foram apreendidas na casa.

Ainda durante a ofensiva policial, já na quinta (20), policiais militares, que estavam sem viatura devido aos atos de vandalismo e de insubordinação de parte dos militares na região, faziam patrulhamento a pé em uma praça quando avistaram um quinto integrante do bando, conhecido por Jeferson. Ele resistiu à prisão e precisou ser imobilizado para ser levado à delegacia.

Foram capturados: Micael Lima Gomes (18), indiciado por tráfico de drogas; José Airton Rodrigues de Oliveira (35), o “Neguinho”, indiciado por tentativa de homicídio; Francisco Benaci da Silva Costa (31), o “FB”, com passagens por lesão corporal, furto e desacato; Alexandre Carlos da Silva (18), o “Vaquerim”, sem antecedentes; e Jeferson de Oliveira Bezerra (23), com antecedentes criminais por ameaça, favorecimento real, corrupção de menores, tráfico, associação para o tráfico de drogas e direção perigosa no trânsito.

Todos os alvos foram conduzidos para a Delegacia Municipal de Icapuí e confessaram fazer parte do grupo criminoso. Por esse motivo, eles foram autuados em flagrante por integrarem organização criminosa. Airton “Neguinho” também vai responder pela tentativa de homicídio e Micael, por tráfico de drogas. Um inquérito policial foi instaurado para apurar a participação dos capturados na organização criminosa e o envolvimento deles no tráfico de drogas.

A Polícia Civil ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); ou ainda para o (88) 3432-1160, da Delegacia Municipal de Icapuí. O sigilo e o anonimato são garantidos.‬‬