Peritos de Informática Forense dão dicas para manter seu dispositivo móvel mais seguro

17 de fevereiro de 2020 - 16:10 # # # # # #

Com o crescimento da quantidade de dispositivos móveis com acesso à internet e o uso de aplicativos de redes sociais, crescem também a incidência e a variação de crimes praticados e articulados através destas ferramentas digitais. Para constatar tais crimes, o Núcleo de Perícia Tecnológica e Apoio Técnico (NPTAT) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) atua na perícia destes dispositivos para detectar os mais variados tipos de delitos.

No NPTAT, os peritos de informática forense analisam celulares, dispositivos de armazenamento de dados, computadores, notebooks, HDs entre outras ferramentas com intuito de conseguir provas acerca de um crime ocorrido na esfera digital, ou que tenha sido articulado por meio de equipamentos tecnológicos. De acordo com os peritos que analisam esses casos, é possível adotar medidas de segurança para evitar cair em golpes praticados em meios digitais.

Clonagem do WhatsApp

Um dos golpes mais recorrentes, atualmente, é a “clonagem” de contas do aplicativo WhatsApp, que na verdade é o furto do acesso à conta, que é realizado através da desabilitação da conta da vítima. De acordo com o perito criminal e especialista em ciência da computação, Leonardo Fernandes de Andrade, geralmente o criminoso escolhe a vítima em sites de vendas. “A vítima pode ter anunciado em algum site a venda de um automóvel e deixado o seu telefone para contato, por exemplo. A partir desta informação, o criminoso entra em contato com a vítima alegando algum erro no anúncio e solicita que a vítima confirme um código que vai chegar por SMS, no entanto, esse código é a validação da conta do WhatsApp da vítima, que é instalado em outro aparelho”, explica.

Com a conta da vítima em mãos, o criminoso tem acesso a backups com todas as conversas e todos os contatos da vítima, podendo se passar por ela pedindo uma transferência de dinheiro para uma suposta emergência, ou chantageando a vítima proprietária da conta ameaçando expor algum material íntimo.

Orientações

Ao sofrerem esse tipo de fraude, as vítimas devem procurar uma delegacia da Polícia Civil para registrar o Boletim de Ocorrência. Já para recuperar a conta, o usuário deve enviar um e-mail para support@whatsapp.com. O assunto deve conter a informação “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta”. No corpo do e-mail, a pessoa deve colocar o número do telefone incluindo o código do país. O código nacional do Brasil é +55 – por exemplo, +55 (85) 99999.9999. Ao receber a informação, a empresa irá desativar a conta, que só poderá ser utilizada após sete dias.

Caso o criminoso tenha habilitado a verificação em duas etapas, a vítima deverá reinstalar o aplicativo e digitar códigos aleatórios e em repetidas vezes. Com isso, a conta será suspensa, e depois de sete dias, o usuário receberá um novo SMS no aparelho celular com o novo código de ativação.

Dicas

Para evitar cair em um golpe desta natureza, o perito Leonardo Andrade dá algumas dicas para manter dispositivos móveis, computadores e redes sociais mais seguros: habilitar a verificação em duas etapas para a conta do WhatsApp e demais redes sociais, utilizar codificação no aparelho de criptografia para proteção dos dados do dispositivo e do armazenamento, utilizar sempre senhas fortes acima de 8 dígitos com números, letras e símbolos.

Links

Outra dica de segurança é evitar usar o wi-fi em redes não seguras e não clicar em links desconhecidos. “Se receber um link suspeito, evite clicar. Pergunte primeiro para quem lhe enviou do que se trata, pois se a pessoa que enviou estiver infectada por um vírus, automaticamente, o dispositivo dela vai passar a enviar links suspeitos ou contaminados que podem instalar programas de espionagem, roubar senhas de banco, senhas de redes sociais, pode enviar conteúdo infectado para outros contatos e, com isso, gerar algum prejuízo financeiro ou outros tipos de transtornos para as vítimas.

Troca de chip

Antes de trocar de número de celular, o usuário deve desvincular todas as contas que estiverem atreladas ao número, por exemplo, e-mail, rede social, WhatsApp e demais aplicativos, pois os números voltam para as operadoras e são novamente redistribuídos para novos usuários. Caso venda o seu aparelho é importante realizar a formatação de fábrica. E, se comprar um aparelho já usado verificar a procedência.

SMS

Os peritos do NPTAT também alertam para as mensagens SMS ofertando prêmios, mensagens de pessoas se passando por instituições bancárias ou empresas oferecendo alguma grande vantagem em troca de um simples depósito para o resgate de determinado prêmio. Caso a mensagem recebida seja do banco em que a pessoa realmente tenha uma conta, é recomendável que ligue para o banco ou vá até a agência confirmar o assunto da mensagem sem clicar no conteúdo recebido e não realizar nenhum tipo de depósito.

NPTAT

Os peritos do NPTAT utilizam softwares e programas de alta tecnologia para auxiliar na aquisição e análise dos vestígios digitais. Além da extração e análise de conteúdo dos celulares, são realizadas perícias de recuperação e extração de dados em computadores, tabletes, câmeras, HDs e outros dispositivos com intuito de detectar provas contra crimes virtuais e não virtuais, mas que tenham algum tipo de informação acerca de infrações e faz o tratamento de imagens relevantes para órgãos de investigação.

Em casos de análise de voz, os peritos fazem exames de identificação de locutor para atestar se uma voz apresentada em uma mídia corresponde à voz de um suspeito. Quando se trata de vídeo, os peritos de áudio e vídeo realizam ainda o exame prosopográfico, que consiste em detectar traços do rosto, verificação de tatuagens e cicatrizes no corpo. As características encontradas são comparadas às de algum suspeito para constatar se a pessoa da imagem é a mesma apresentada pelas autoridades policiais.