Comando de Engenharia dos Bombeiros inicia ciclo de palestras preventivas nas Regionais de Fortaleza

17 de fevereiro de 2020 - 16:55 # # # # #

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) participou de uma reunião na sede da Secretaria Executiva Regional V (SER V) para dar continuidade a um ciclo de palestras preventivas nas Regionais de Fortaleza. O encontro aconteceu, na última sexta-feira (14), como parte das ações de aproximação junto aos órgãos que contribuem com os processos de certificação da corporação em prol da segurança contra incêndio e pânico.

A ideia é trabalhar de forma conjunta com todas as Regionais levando ao conhecimento de cada nicho de fiscalização do município de Fortaleza. Foram levados em consideração os principais pontos e locais de risco que os fiscais devem observar, fazendo com que cada agente de fiscalização do município também seja um agente da segurança contra incêndio na cidade de Fortaleza. Além disso, foram identificados riscos ao patrimônio e à vida por meio da observação dos fatores apresentados nas palestras, capacitando e aperfeiçoando os profissionais do município em prol da segurança contra incêndio e pânico.

No final de 2019, várias entidades como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/CE) e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/CE), foram visitados pelo setor no sentido de promover parcerias de fiscalização e cooperação nessa área.

A SER V reuniu os fiscais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) da área, para uma palestra sobre os processos de certificação do Corpo de Bombeiros Militar. Eles tiveram orientações sobre quais edificações necessitam de certificação junto ao CBMCE. Os fiscais entenderam quais as construções onde é necessário projeto de segurança contra incêndio e, principalmente, as orientações sobre as edificações que mais representam riscos no processo de fiscalização da corporação como é o caso das edificações destinadas a casa de fogos, depósitos de gás, explosivos e reuniões de reunião de público.