Comando de Engenharia do CBMCE intensificará vistorias em shows durante o Carnaval

14 de fevereiro de 2020 - 13:29 # # # # # #

O Carnaval se aproxima e, nesse período, vários eventos temporários como micaretas, trios elétricos, palcos com apresentação de bandas e festas nos clubes sociais das cidades acontecem simultaneamente em todo o Estado. Esses eventos atraem um grande número de pessoas e, para que toda essa animação ocorra de maneira segura possível, o Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndios (CEPI) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizará vistorias em todos esses locais, com a atenção especial às estruturas metálicas montadas nas diversas praias onde acontecem os shows.

Para evitar acidentes os palcos, pórticos, guarda-corpo, placas de pisos, instalações elétricas, aterramentos dos equipamentos, extintores e rotas de fuga, o CEPI realiza inspeções com as equipes técnicas de fiscalização.Além das inspeções alguns documentos são imprescindíveis para que o evento esteja seguro. É o caso da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de montagem do palco e a ART das instalações elétricas.

O primeiro é o documento que determina o profissional responsável pela estabilidade da estrutura metálica que foi montada para a festa. Já o ART das instalações elétricas garante que os equipamentos, aterramento, som e luz do evento estejam dentro das normas de segurança das instalações elétricas do local.

Portanto, nesse Carnaval, além da alegria e da diversão, observe essas orientações de segurança e informe ao CBMCE sobre qualquer evento onde haja concentração de pessoas. Além disso, exija dos responsáveis que solicite a inspeção do CEPI/CBMCE para reduzirmos a possibilidade de acidentes deixando as festas muito mais seguras.