Ciopaer atua em operação conjunta contra o tráfico de drogas em Pernambuco

14 de fevereiro de 2020 - 16:06 # # # # # # #

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) está dando apoio a uma operação conjunta com Polícia Federal (PF), Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Polícias Civil e Militar do Estado de Pernambuco. O trabalho policial tem como foco a erradicação de plantios de maconha no sertão pernambucano. Durante a ofensiva, 1,031 tonelada de entorpecentes foram apreendidos e incinerados. A ação será concluída no próximo dia 20 deste mês.

A operação intitulada de Muçambê foi deflagrada no início do mês, mas o reforço aéreo oferecido pela Ciopaer começou, nessa segunda-feira (10), após agentes de segurança da Polícia Federal colherem informações sobre a localização de plantações de drogas, na região conhecida como “Polígono da Maconha”, onde as cidades de Salgueiro, Cabrobó, Orocó e Floresta estão localizadas. O trabalho policial, que segue até o dia 20 deste mês, conta com apoio de uma aeronave da Ciopaer, a Fénix 02, que realiza as incursões aéreas com o intuito de observar e localizar as plantações de maconha.

“Nós consideramos importante essa atuação em conjunto com a Polícia Federal e as forças de segurança do Estado de Pernambuco. É um trabalho voltado para combater o tráfico de drogas, bem como a redução da produção e comercialização desses entorpecentes. Essas operações contribuem para o desabastecimento dos pontos de venda de drogas, tanto em Pernambuco como em outros estados da região Nordeste, evitando assim crimes que possam surgir com o fornecimento desses ilícitos”, ressalta o capitão Elton Oliveira, relações-públicas da Ciopaer.

No total, foram incinerados 1,031 de maconha, já pronta para ser comercializada, e haxixe (maconha potencializada). De acordo com levantamentos policiais, os 50 sacos de maconha foram encontrados revestidos em uma lona plástica debaixo de um umbuzeiro. Cada saco continha cerca de 20,5 quilos. As substâncias tóxicas foram apreendidas na Fazenda Pacheco, localizada na zona rural da cidade de Floresta.