Bombeiros militares de Guaramiranga participam de instrução de salvamento aquático

14 de fevereiro de 2020 - 14:48 # # # #

A 5ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (5ªCia/4ºBBM), quartel sediado em Guaramiranga, participou de uma instrução de Salvamento Aquático no quartel do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS). A capacitação foi ministrada, na manhã dessa quinta-feira (13), pelo capitão Damasceno, subtenente Costa Júnior e cabo José Neto. Os 20 bombeiros militares da unidade participaram de uma travessia, largando do quebra mar de um hotel até a Praia da Leste Oeste, em Fortaleza, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1).

Segundo o instrutor, os temas discutidos na formação incluíam instrução de prevenção, salvamento aquático e técnicas básicas de recuperação de afogados para o efetivo do quartel de Guaramiranga. Modalidades de prevenção, fases do salvamento aquático, utilizando o material básico (flutuador e nadadeiras), graus de afogamento e atendimento pré-hospitalar (APH) também foram contemplados.

Além disso, foi realizada uma travessia em mar aberto, atividade fundamental para o bombeiro guarda-vidas. Esse exercício visa à manutenção do preparo físico, essencial, principalmente, no resgate de vítimas.