Corpo de Bombeiros apresenta personagem Bombeirinho para dar dicas de prevenção e cuidados nas praias

12 de fevereiro de 2020 - 14:19 # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) apresenta o personagem Bombeirinho para dar dicas de prevenção e cuidados nas praias. Com conteúdo simples e de forma didática, o personagem foi adotado pela Corporação para orientar pais e crianças durante a Operação Carnaval 2020. Por isso, o CBMCE elaborou uma série de dicas de prevenção para que o banhista tome conhecimento dos riscos e possa saber como evitá-los, bem como agir caso seja acometido por algum infortúnio.

Correntes de retorno: Corpo de Bombeiros dá dicas sobre os perigos do mar

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ª CSMAR/BBS), na pessoa do seu comandante, capitão Chailon, discorre sobre dicas sobre os perigos do mar. O tema recorrente tem sido as correntes de retorno, principalmente na Praia do Futuro, em Fortaleza, área de atuação da (1ª CSMAR/BBS).

A corrente de retorno é um canal que adentra o mar puxando o banhista. O canal tem uma aparência tranquila quase sem ondas, isso devido sua maior profundidade, o que termina sendo um atrativo para os frequentadores. A recomendação é evitar o local, por isso é feito a sinalização com as bandeiras vermelhas. Caso seja atraído por uma corrente de retorno, procure manter-se tranquilo e nadar de modo paralelo à praia até o banco de areia, conforme a imagem ressalta o capitão Chailon.

Aos banhistas, recomendamos observar as placas e bandeiras, bem como ficar próximo a um dos postos de guarda-vidas dos Bombeiros. Caso necessário, disque 193, o telefone que salva. A ligação é gratuita.

Confira as dicas para prevenir acidentes

– Esteja sempre em área protegida por guarda-vidas;

– Pergunte ao bombeiro sobre as condições da água e se há presença de águas-vivas. Se houver, evite entrar no mar;

– Saia da água imediatamente ao avistar águas-vivas;

– Evite entrar no mar sozinho ou à noite;

– Não toque nos animais, mesmo aqueles que estejam aparentemente mortos na areia da praia.

– Se você for queimado, saia imediatamente da água e lave o local apenas com água do mar, sem esfregar as mãos na área afetada.

– A única outra substância recomendável para se colocar na área atingida é o vinagre, que neutraliza a ação da toxina.

– Nunca toque nos animais, nem mesmo naqueles que estejam mortos na areia da praia.

– Caso haja grande área de queimadura ou se surgirem sintomas como vômitos, náuseas, câimbras musculares ou dificuldade para respirar, é recomendado que se busque uma unidade de saúde para tratamento específico.

Segundo o Centro de Estudos do Mar (CEM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), as maiores taxas de reprodução das águas-vivas são registradas no verão. Além disso, o aquecimento global e a pesca predatória que retira organismos competidores também favorecem o aumento da população das medusas.

O que fazer em caso de queimaduras

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará orienta que, no caso de ser tocado por um desses animais, o banhista use a própria água do mar, vinagre ou soro fisiológico gelado para limpar o local, pois eles impedem que o veneno do animal siga entrando na pele e alivia a dor.

Uma dica é procurar um posto de guarda-vidas para ter orientações.

Em caso de pessoas com alguma predisposição alérgica, que apresentarem dores pelo corpo, mal-estar ou vômito, é preciso ficar atento e buscar atendimento médico imediatamente.

O que NÃO se deve fazer se for queimado por água-viva

– Encostar na área afetada, pois pode queimar a mão e espalhar o veneno para outras partes do corpo;

– Jogar água doce no local. Isso só irá potencializar a ação do veneno;

– Coçar e esfregar.

O Estado do Ceará dispõe de uma das maiores e mais importantes faixas litorâneas do País. Do ponto de vista turístico, que se estende por 573 km, dos quais predominam mangues e restingas, vegetação litorânea típica, além de área sem vegetação recobertas por dunas.

As temperaturas médias variam de 22 °C a 32 °C. A planície litorânea possui geografia diversificada, o que faz com que o estado possua muitas praias com coqueirais, dunas, barreiras (também chamadas falésias) – paredões sedimentares que acompanham a faixa da costa e, em alguns trechos, possuem tons coloridos – e áreas alagadas de manguezal, nos quais há grande biodiversidade.

No entanto, essas riquezas escondem muitos riscos. Pensando nisso, o CBMCE elaborou uma série de dicas de prevenção para que o banhista tome conhecimento desses riscos e possa saber como evitá-los, bem como agir caso seja acometido por algum infortúnio.

Nesse primeiro conjunto de dicas, destacamos os riscos com a corrente de retorno, bem como, com as águas-vivas.