Foragido da Justiça é capturado pela PCCE com o auxílio de reconhecimento facial

10 de fevereiro de 2020 - 18:07 # # # # # # #

Em menos de cinco dias, mais um foragido da Justiça foi capturado após ter sua verdadeira identidade revelada com a ajuda da inteligência artificial. O caso ocorreu, na manhã desta segunda-feira (10), no bairro Bom Jardim, na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) de Fortaleza. A ação foi desenvolvida por policiais civis do 32º Distrito Policial, que investigava o alvo por suspeita de tráfico de drogas na região.

José Orlando Taveira de Sousa (36), que já responde por uma morte suspeita ocorrida em São Gonçalo do Amarante (AIS 13), foi capturado em uma residência localizada na Rua Ágape Verde, no Bom Jardim. No momento da abordagem, o homem forneceu nome falso, porém sua verdadeira identidade foi revelada após os policiais utilizarem o reconhecimento facial do Portal de Comando Avançado (PCA), aplicativo desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

José Orlando estava com um mandado de prisão em aberto por sentença condenatória de 31 anos de prisão referente a um latrocínio. O mandado é oriundo da Comarca de Uruburetama. Conforme o delegado Karlus Kleber, responsável pelas investigações, José Orlando, mais conhecido como “Coroa”, era investigado pelo 32º DP, desde agosto de 2019, pelo crime de tráfico de droga na região do Bom Jardim. O delegado explicou ainda que o suspeito também é relacionado com crimes de homicídios ocorridos na região.

Caso semelhante

Uma ação rápida de policiais civis do 30º Distrito Policial, realizada na última quarta-feira (5), resultou na captura de um homem foragido da Justiça do município de Morada Nova. Ele traficava no Sítio São João, no bairro Jangurussu, na AIS 03 de Fortaleza. O homem, que apresentou um nome falso no momento da abordagem, foi devidamente identificado graças ao uso da tecnologia. Francisco Daniel Oliveira Santos (26) estava com um mandado de prisão preventiva em aberto, desde o ano de 2017, referente aos crimes de tráfico de drogas e por integrar organização criminosa.

A Polícia Civil investigava o homem por suspeita de que ele estava traficando no Sítio São João, em Fortaleza. No momento da abordagem, não foi localizado nada ilícito com ele, porém foi verificado que existia um mandado de prisão em aberto. Por causa disso, o homem foi conduzido à sede do 30º DP, onde o mandado foi devidamente cumprido.

Aplicativo

O aplicativo Portal de Comando Avançado foi desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), com o objetivo de fornecer informações gerenciais para a área operacional e administrativa da SSPDS. Dessa forma, a ferramenta integra os serviços disponibilizados para os servidores da Policia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

Denúncias

A Polícia Civil ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número (85) 3101-6104, do 32° Distrito Policial. O sigilo e o anonimato são garantidos.